domingo, 3 de agosto de 2008

Noite de Gala no Teatro Tobias Barreto

Festival Tchaikovsky marca dois anos de

Guilherme Mannis com a ORSSE

No próximo dia 15 de agosto, a Orquestra Sinfônica de Sergipe realizará o Festival Tchaikovsky, comemorando dois anos da direção artística do Maestro Guilherme Mannis com a ORSSE. Em concerto inteiramente dedicado ao repertório do compositor russo, foram convidados dois solistas de destaque junto às orquestras brasileiras e internacionais, o pianista paulista Álvaro Siviero e o violinista carioca já conhecido do público sergipano, Daniel Guedes. Serão apresentadas três peças de destaque de Tchaikovsky: além do tradicional Capricho Italiano, op. 45, serão interpretados os Concertos para Piano nº1 e outro para Violino.


CONSOLIDAÇÃO:Esta foi a marca dos dois anos de direção de Guilherme Mannis frente à ORSSE, desenvolvendo projetos importantes de colocação no grupo no cenário artístico nacional. O maestro assumiu o cargo de Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe em agosto de 2006, desenvolvendo com o grupo um trabalho pioneiro para o Estado, inserindo-o na vida cultural da população através da criação de projetos importantes como as Temporadas Anuais de Concertos, o projeto educacional “Sinfonia do Saber” realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Secretaria de Estado da Educação, uma série de concertos ao ar livre dentro do projeto Domingo no Parque realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, a vinda de solistas virtuosos, reconhecidos pela crítica nacional, propiciando o aperfeiçoamento dos músicos e maior entendimento das obras, a apresentação do programa de rádio Sala de Concerto na Aperipê FM inteiramente dedicado à música clássica e à divulgação das atividades da Orquestra Sinfônica de Sergipe, entre outros. O diretor artístico apresentou ainda, para Sergipe, grandes nomes da música clássica e instrumental para realizar concertos com a orquestra, como Amaral Vieira, Rosana Lanzelotte, José Luís de Aquino, Emmanuele Baldini, Daniel Guedes, Laszlo Mezö, Francis Hime, Wagner Tiso. Em 2008 inovou mais ainda e trouxe como regentes convidados: Roberto Tibiriçá(Orquestra de Heliópolis), Abel Rocha (Banda Sinfônica do Estado de São Paulo) e Carlos Moreno (Orquestra Sinfônica da USP). A orquestra, sob sua batuta, participou ainda das gravações do filme “Orquestra dos Meninos”, sob a direção de Paulo Thiago, e realiza regularmente concertos em locais inusitados da cidade, como em parques, auditórios, igrejas, orla turística, entre outros, no intuito de buscar novos públicos para comparecerem ao teatro.



CONVIDADOS












O pianista Álvaro Siviero especializou-se na Universität für Musik und darstellende Kunst de Viena e na Hochschule Mozarteum em Salzburg, com Noel Flores e Georg Steinschaden. Também tem passagens pela Academia Nazionale de Santa Cecília em Roma, estudando com Piero Tramoni, além de estudos de aprofundamento com Annibale Rebaudengo, em Milão. Sua paixão pelo piano, porém, remonta à infância, quando, aos sete anos, já se apresentava em público. Dois anos mais tarde, recebe seu primeiro prêmio: a Medalha de Ouro do governo do Estado de São Paulo para jovens talentos. No ano de 2007, coroando sua dedicada carreira artística, apresenta-se em concerto exclusivo para o Papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, interpretando obras de autores alemães, poloneses e brasileiros. Como diretor artístico, esteve sob sua supervisão, a série de concertos do Embratel Convention Center e a temporada de concertos internacionais do Teatro Palácio Avenida - HSBC, em Curitiba. Músico que participa ativamente do cenário brasileiro como camerista e solista, foi responsável por realizar o recital comemorativo aos 454 anos do aniversário da cidade de São Paulo, no Pateo do Collegio, no ano de 2008. Neste mesmo ano assume a direção artística da temporada 2008 na série de Concertos Internacionais do Teatro São Bento, em São Paulo.




Daniel Guedes, por sua vez, é um dos mais versáteis talentos de sua geração. Aluno de Detlef Hahn na Guildhall School of Music de Londres e de Pinchas Zukerman e Patinka Kopec, na Manhanttan School of Music, como bolsista da Capes e da Fundação Vitae. Daniel Guedes foi ainda assistente de Pinchas Zukerman e Patinka Kopec no Young Artist Programme no Canadá. Com intensa carreira como solista das principais orquestras brasileiras e do exterior sob a regência de maestros como: Pinchas Zukerman, Isaac Karabtchevsky, Irwin Hoffman, Lior Shambadal, Roberto Minczuk, Gustavo Petri, Silvio Barbato, Roberto Tibiriçá, entre outros. Tocou em locais como Carnegie Hall de Nova York e o National Atrs Centre, em Ottawa, Canadá.. Gravou o concertino de Guerra-Peixe com a OSB em 2003 e o concerto de Henrique Oswald com Isaac Karabtchevsky. Compositores como Nelson Macêdo e Aluisio Didier vêm escrevendo obras dedicadas a Danieltem Sua formação teve início aos sete anos no Rio de Janeiro, sua cidade natal, e atualmente, além da carreira artística, desenvolve trabalho como professor do Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, e da Universidade de Brasília. Recentemente lançou o CD Impressões Brasileiras. Em sua segunda atuação com a ORSSE, Daniel interpretará o Concerto para Violino e Orquestra de Tchaikovsky.


ORSSE 2008



VIOLINOS
Sérgio Lisboa spalla
Renata Athayde
Glauberto Agra
Caroline Campos
Ismael Oliveira
Leonardo Gonçalves
Fabiano Santana
Francisco Júnior
Susan Rabelo
Heliomar Lyra
Devid Magalhães
Elizabeth Broom
Lídia Mangueira
Susye Saminêz
Tarcísio Rodrigues

VIOLAS
Ana Caroline Uchôa
Fabíola Fontele
Gledson Souza
Josemar Caetano
Laura Stan

VIOLONCELOS
Mariana Aldana
Evangierle Oliveira
Isadora Câmara
Mário Peixoto
Thiago Salvino

CONTRABAIXOS
Victor Mesquita
José Reginaldo
Juliana Valezi
Victor Hugo da Rocha

FLAUTAS
Clara Rodrigues
Evandro Belchior
Érica Rodrigues

OBOÉS
Roberta Belo
Luiz Gomes

CLARINETES
Felipe Freitas
Jônatas Araújo
Wagner Santana

FAGOTE
Isaac Soares
Lamartine Tavares

TROMPAS
Luis Assunção
Denisson Santos
Keyla Santiago
Robson Gomes

TROMPETES
Adjan Paulo
Jeziel Rezende
José Arimatéia
José Marcos

TROMBONES
Eder Filipe
Alex Sandro Araújo
José Ferreira Júnior
Israel Silva


TUBA
José Fontes

TÍMPANOS
James Bertisch
Ismark do Nascimento

PERCUSSÃO
Júlio Fonseca
Sidiclei Santana

HARPA
Mariana Tudor



PIANO/REGENTE DO CORO
Daniel Freire

PREPARADOR VOCAL
CORO SINFÔNICO
Ezequiel Oliveira

SETOR ADMINISTRATIVO
Adriana Aguiar
Rossevanya Andrade

ARQUIVISTA E COPISTA
Éneas Santos

DESIGNER GRÁFICO
Bruno Sobral

MONTADORES
Antônio Marcos
Edcarlos dos Santos
Rodrigo Dias


Orquestra Sinfônica de Sergipe – Temporada 2008
Teatro Tobias Barreto
Festival Tchaikovsky
Guilherme Mannis, regente
Álvaro Siviero, piano
Daniel Guedes, violino
15 de agosto de 2008, sexta-feira, 20h30
Ingressos: R$ 5 (inteira), R$ 2 (meia)
Informações: (79) 3179 1480/96
sinfonica@cultura.se.gov.br

Realização: Secretaria de Estado da Cultura/ Governo de Sergipe

Colaboração: SEC Banda - Aracaju e OSB - Rio de Janeiro