sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Segundo momento de Setembro





No próximo concerto da Temporada 2008, nesta próxima quinta-feira, 18 de setembro, a Orquestra Sinfônica de Sergipe apresentará um repertório com ênfase na música do romantismo alemão. Sob a regência do Maestro Guilherme Mannis, o grupo executará uma das mais importantes peças do período, a Sinfonia Trágica, de Schubert. A orquestra terá também a participação de um grande destaque da produção artística sergipana de música clássica, o clarinetista José Batista Jr., integrante da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que irá apresentar ao público o Concerto para Clarinete e Orquestra nº 1, de Weber. Completa o programa a Abertura Poeta e Camponês, de Von Suppé, com solos da violoncelista Mariana Aldana, chefe de naipe da ORSSE. O concerto será realizado no Teatro Tobias Barreto, a preços populares.


Premiado em diversos concursos entre eles: Jovens Solistas da ORSEM em duas edições, Concurso de Música de Câmara de Curitiba, Jovens Talentos da Orquestra Petrobrás Pro-Música, Jovens Interpretes Francisco Mignone e recentemente, Jovens solistas da Radio Mec., o clarinetista José Batista Jr. é natural de Aracaju, tendo iniciado seus estudos no Conservatório de Música de Sergipe e com o Maestro Manuel Oliveira de Menezes na igreja a qual pertencia. Em 1998 muda-se para o Rio de Janeiro onde ingressa na UFRJ graduando-se em Música/ Clarineta, sob a orientação de Cristiano Alves. Participou de diversos cursos e masterclasses com renomados professores, entre eles: José de Freitas-RJ, Edimilson Neri-SP, José Botelho-RJ, José Carlos de Castro, Hen HaLevi-Israel, Jonathan Cohler-EUA, Walter Seifarth- Filarmônica de Berlim. Atuou como clarinetista e claronista na Filarmônica Amazonas-Manaus nas temporadas de 2001,2002 e 2004. Desde 2002 é músico efetivo da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, além de desenvolver trabalhos camerísticos entre eles o Duo Clarineta ao Piano com a pianista Marina Spoladore.


Cantão Público

Sempre falando de promoções, os convites estão disponíveis para quem entrar em contato por telefone: 79 3179 1480 e/ou por e-mail sinfonicadesergipe@gmail.com. Os nomes serão colocados em uma lista especial e retirarão seus convites na recepção do Teatro Tobias Barreto assim que o Foyer abrir no dia 18 de setembro, no máximo de dois por pessoa. Aos estudantes de Música da UFS estão sendo concedidas cortesias individuais, mediante apresentação da carteira de estudante do universitário na bilheteria do Teatro. Durante a semana das 12h às 20h e no dia do concerto enquanto estiver aberta a bilheteria.


FICHA TÉCNICA
Orquestra Sinfônica de Sergipe – Teatro Tobias Barreto
18 de setembro de 2008, quinta-feira, 20h

Guilherme Mannis, regente
José Batista Jr., clarinete

Franz Von Suppé
Abertura “O Poeta e Camponês”
Carl Maria von Weber
Concerto nº 1 para Clarinete e Orquestra
Franz Schubert
Sinfonia nº 4, Trágica

Ingressos: R$ 5 (inteira) e R$ 2 (meia).
Realização: Secretaria de Estado da Cultura / Governo de Sergipe
Informações: (79) 3179-1480/89/96
sinfônica@cultura.se.gov.br