quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Música para Viagem

Foram 500 quilômetros espalhando música e esperança aos corações adormecidos e outros tantos ávidos em conhecer e poder sentir pela primeira vez todos os sons e ecos vindos da orquestra, cada nota uma descoberta, cada gesto acompanhado de perto, remontando tempos que não voltam mais...

Lagarto de um povo eletrizante e sem cerimônias, garantiu brilho e manifestações espontâneas de alegria e reconhecimento: O estado tem uma orquestra e ela está aqui para nos ver!

Cerca de 750 pessoas estiveram no Espaço Cultural Charles Brício, uma noite de estréias.

São Cristóvão recebeu a Orquestra com respeito e muita espiritualidade. Os freis da Comunidade Carmelita estavam contentes com nossa visita e convidaram muitas pessoas para presenciar o concerto, em parte funcionou, mas é preciso sempre mais divulgação, o cuidado sem exageros facilita o acesso do público nos concertos fora do Teatro. Mais do que ir à São Cristóvão é preciso ir sempre. Daí quem sabe "o hábito faça o monge". Obrigada Frei Félix e demais irmãos carmelitas que nos receberam em sua casa, ao poeta que ao recitar versos tão lindos me lembrou a época áurea das artes em São Cristóvão, o FASC, o encontro de bandas entre outros. Até breve nova cidade velha!

Enfim Penedo. Igreja do Convento de São Francisco. Outra comunidade que estava radiante com nossa visita, preparou nossa chegada com muito carinho. Cidade linda, pessoas educadas e ricas de entendimento cultural, como muitas que temos aqui em Sergipe, precisando de incentivo e movimentação na área artística. Destaco aqui nossos anfitriões em Penedo: Pe. Paulo Lima, reitor do seminário franciscano; Sr. Marcelino o anfitrião e mestre de cerimônias; O literato Sr. Wilson Lucena, organizador de um livro que reunirá documentos, fotos, músicas e depoimentos sobre as Bandas, Liras e Filarmônicas de Alagoas, conhecedor dessa arte, acompanhou-nos em todos os momentos da chegada a saída para Aracaju.
Sobre o concerto só tenho a dizer: foi digno de todos que puderam estar ali presentes e conseguiram ouvir a orquestra com atenção e entusiasmo. Pela primeira vez fora do estado de Sergipe a repercussão foi excelente tanto entre os músicos como do seu público, a Série continua, vamos aguardar aqui as próximas cidades que serão presenteadas com a visita desta, que já se tornou de longe a melhor orquestra do nordeste.
Em breve deixaremos fotos de todos os eventos para apreciação de quem não pôde estar presente em mais essa inovação da Orquestra Sinfônica de Sergipe.
Só mais uma coisa:
Agradecemos a Lamartine (nosso fagotista) pelas fotos e o revezamento 3 x 25 com as câmeras dos músicos igreja acima e coro abaixo.
Ao Sr. Antonio Leite pela estima e consideração.
Aos padres, freis, freiras por abrirem suas portas para nós.
Aos amigos do restaurante em Penedo pela refeição tão bem preparada e servida.
A Prof. José Fernandes de Lima, pela cessão dos transportes.
Ao Prof. Luiz Alberto pela confiança depositada nestes desbravadores todo incentivo da sua pasta.
As empresa de transportes Vitória e Aliança Tur, pela paciência em nos atender e o conforto das viagens em especial aos comandantes de bordo Sr. Nivaldo e Sr. Paulo.
Aos demais nosso muito obrigado de coração! O bem feito a um refletir-se-á em todos!