quarta-feira, 26 de novembro de 2008


Vamos apreciar a boa música num belíssimo lugar?


Conto com a sua companhia.

Mayusane Matsunae.
Assessora de Imprensa da EMSURB

Programa
Guilherme Mannis, regente

Instrumentação: 3*222-4231-tmp+3-hp-cordas

3 flautas (*1 piccolo)
2 clarinetes
2 fagotes
2 oboes

4 trompas
2 trompetes
3 trombones
1 tuba

Harpa e Cordas


Wolfgang Amadeus MOZART
Abertura da ópera "A Flauta Mágica"

Franz LISZT
Les Preludes

Felix MENDELSSOHN
Abertura "As Hébridas", op.26
Ernani AGUIAR
Sinfonietta Prima

César GUERRA-PEIXE
Mourão, arranjo sinfônico de Guilherme Mannis

NATUREZA E MÚSICA, A COMBINAÇÃO PERFEITA!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Repaginando

Com um desempenho primoroso, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) foi aplaudida de pé pelo público que compareceu ao concerto realizado ao meio-dia deste domingo, 16, no Teatro Popular do Sesi, em São Paulo. A apresentação marcou a estréia da ORSSE em um palco fora de Sergipe e foi a primeira de uma orquestra sinfônica do Nordeste na capital paulista.



Acompanhado da primeira-dama Eliane Aquino, o governador do Estado, Marcelo Déda, prestigiou o evento. A apresentação da Orquestra em São Paulo atendeu a um convite do Centro Cultural da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que promove todos os domingos ao meio-dia o projeto 'Música em Cena', com concertos gratuitos no Teatro Popular do Sesi. Sob a regência do maestro Guilherme Mannis e com a participação especial do pianista paulista Álvaro Siviero, os músicos apresentaram um concerto com peças tradicionais como 'Mourão', de Guerra Peixe, a vibrante Sinfonia n° 7, de Ludwig van Beethoven, e o famoso Concerto para Piano n° 1, de Piotr Ilytch Tchaikovsky.

Entusiasmado com a performance da ORSSE, o governador Marcelo Déda atribuiu o sucesso da apresentação à escolha e qualidade da execuação do repertório. "Sem dúvida, foi um momento importante para a cultura sergipana. Agradeço aos que fazem a Fiesp e ao Sesi por esta oportunidade de trazer ao público paulistano a excelência da música clássica que se faz no Estado de Sergipe", afirmou. Déda garantiu que o Governo de Sergipe vai continuar incentivando a apresentação da Orquestra Sinfônica em outros palcos. "A ORSSE é hoje uma das 'jóias da coroa' do Estado de Sergipe. Ela é uma embaixadora da nossa cultura e uma testemunha viva de que é possível se apostar nas manifestações culturais, não apenas para fruição daqueles que já conhecem o repertório clássico, mas para a formação de público em nosso Estado. Foi um momento de muita emoção e eu estou muito orgulhoso de ser governador de Sergipe na hora em que a Orquestra Sinfônica se transforma em uma referência da cultura sergipana e também da cultura nordestina", disse o governador.



O diretor titular do Comitê de Ação Cultural da Fiesp, Fernando Greiber, também manifestou sua satisfação com o resultado da apresentação da ORSSE em São Paulo. "O público paulista teve acesso a um grande espetáculo. Foi um concerto magnífico", opinou ele. A representante do Governo do Estado de São Paulo, Cláudia Matarazzo, afirmou ter ficado encantada com o vigor e leveza da Sinfônica de Sergipe. "Apesar de a orquestra ser formada por músicos jovens, eles são muito precisos e profissionais. Parabéns ao Governo de Sergipe, ao maestro e aos músicos", declarou.O secretário de Estado da Cultura, Luiz Alberto do Santos, também prestigiou o evento em São Paulo. "O concerto foi espetacular, principalmente pela participação do público, o que estimula a Secretaria da Cultura continuar fazendo um trabalho na área de música clássica", falou.


Já o maestro Guilherme Mannis, que foi bastante ovacionado durante o concerto, salientou que o Governo marcou um "gol de placa" ao levar a orquestra para São Paulo. "Os músicos tocaram um repertório difícil e admirado por apreciadores de orquestras internacionais", acrescentou.



Criada na década de 80, somente nos últimos dois anos a Orquestra se desenvolveu com a formação de 60 músicos e, atualmente, é considerada uma das melhores em ascensão no país.

A apresentação da ORSSE em São Paulo coroou o intenso trabalho empreendido pelo Governo do Estado com a realização de cerca de 100 concertos em diversas séries, duas temporadas oficiais no Teatro Tobias Barreto, o Projeto 'Sinfonia do Saber', em que centenas de jovens assistem os concertos e interagem com a orquestra, além dos concertos populares realizados em diversos municípios sergipanos e em locais públicos, como o Parque Augusto Franco, em Aracaju.A apresentação em São Paulo também foi prestigiada pelos secretários de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, de Governo, Clóvis Barbosa, pelo representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes, pelo presidente do Banese, João Andrade, além de autoridades e convidados de Sergipe e São Paulo.










Fotos: Anderson Ferreira/Fiesp