sábado, 25 de abril de 2009

Um concerto inteiramente dedicado aos mestres de 2009

Mendelssohn, Villa-Lobos e Haydn
Orquestra Sinfônica de Sergipe
TeatroTobias Barreto, 20h30

Roberto Duarte, regente
Fernando Dissenha, trompete

H. VILLA-LOBOS
Dança Frenetica
Felix MENDELSSOHN Sinfonia nº5, op. 107, em ré maior, “A reforma”
J. HAYDNConcerto en mib pour orchestre et trompette





O maestro Roberto Duarte ocupa posição de destaque no cenário musical, com a apresentação de mais de uma centena de obras em primeira audição mundial e a revisão sistemática de obras de Villa-Lobos e Carlos Gomes, entre outros compositores. Em 1994 e em 1997 recebeu o prêmio de Melhor Regente do Ano pela APCA. Em 1996 recebeu do Governo Brasileiro, através da Funarte, o Prêmio Nacional de Música, como regente. Em 2001 foi agraciado com o Prêmio Carlos Gomes por sua atuação no campo da ópera, como regente e revisor. Membro da Academia Brasileira de Música, é atualmente seu vice-presidente.




Fernando Dissenha, trompete solo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP, desde 1997. Com esse conjunto participou de turnês pelo Brasil, Peru, Argentina, Chile, Estados Unidos, Alemanha e Suíça. Como camerista, se apresentou e deu aulas no Festival de Campos do Jordão, Oficina de Música de Curitiba, Festival de Londrina e Verões Musicais de Gramado. Ministrou masterclasses em Porto Alegre, Goiânia e Belo Horizonte. Atualmente é professor na Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira, em São Paulo.





Orquestra Sinfônica de Sergipe

Considerada em 2008 a orquestra de destacada produção do nordeste, em 2009 a Temporada de Concertos da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) sob a direção artística do Maestro Guilherme Mannis tem como principal objetivo a consolidação do grupo como um dos principais núcleos brasileiros de produção orquestral. Com destaque para a música brasileira, intercâmbio com renomados solistas e maestros e inovação em programação de peças não usuais do repertório sinfônico, a escolha visa contemplar diferentes gostos e necessidades musicais sem se distanciar da produção atual. 2009 é um ano peculiar, em que se homenagearão três compositores: Haydn (200 anos de falecimento), Mendelssohn (200 anos de nascimento) e Villa-Lobos (50 anos de falecimento); a produção da ORSSE, por sua vez abordará estes mestres com especial atenção. Além disso, no âmbito das comemorações do ano França-Brasil serão incluídas diversas peças importantes do repertório sinfônico francês. Neste ano a ORSSE trará para Aracaju solistas como Eduardo Monteiro, Amaral Vieira, Emmanuele Baldini, Maurício Freire, Cristian Budu, Yuriy Rakevich, Horácio Schaeffer, Daniel Guedes, Álvaro Siviero, Alessandro Borgomanero, Antônio Lauro del Claro, Eduardo Monteiro, Ronedilk Dantas, Eduardo Garcia, Antônio Henrique Seixas, Nikolay Alipiev, Cláudia Riccitelli, Martha Herr, Rubens Medina, Sebastião Teixeira, André Vidal, entre outros, e regentes como Roberto Duarte, Barry Kolman, Helder Trefzger e Marcelo de Jesus, entre outros. Em comemoração ao ano França-Brasil, o grupo trará Michel Legrand, em participação única na capital sergipana, acompanhado pela harpista Catherine Michel.

Ficha Técnica

Orquestra Sinfônica de Sergipe
Gulherme Mannis
Diretor Artístico e Regente Titular

Teatro Tobias Barreto
1328 lugares
Informações: 79 3179 1480/1490
Bilheteria: 79 3179 1496
Ingressos: R$10 e R$5
sinfonica@cultura.se.gov.br