quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ORSSE grava CD profissional em Homenagem ao Cinquentenário de Villa-Lobos

Temporada 2009
Guilherme Mannis
Diretor Artístico e Regente Titular
Série de Concertos - Setembro



A Orquestra Sinfônica de Sergipe, órgão da Secretaria de Estado da Cultura, realizará sob a regência do maestro Guilherme Mannis sua primeira gravação profissional. Em um CD inteiramente dedicado à música do maior compositor brasileiro de todos os tempos, Heitor Villa-Lobos (1887-1959), o grupo executará as Bachianas Brasileiras nº3 com solos do pianista sergipano Daniel Freire, além das Suítes n.1 e n.2 para Orquestra de Câmara, das quais a suíte n.1 ainda não possui registro fonográfico. O público poderá conferir a performance da ORSSE em concerto especialmente preparado durante as sessões de gravação a ser apresentado no próximo dia 10 de setembro, quinta-feira, no Teatro Tobias Barreto, às 20h30min. O CD “Cinquentenário Villa-Lobos”, em homenagem aos 50 anos de morte do compositor, tem a gravação patrocinada pelo Instituto Banese. É mais uma prova do apoio constante do Governo do Estado de Sergipe, garantindo que a música orquestral conquiste projetos que proporcionem a inserção cultural da música clássica junto a outras ricas manifestações artísticas de nosso estado, de maneira séria e acessível a todos.



O responsável pela gravação, o técnico paulistano Clement Zular, já assinou mais de uma centena de trabalhos de engenharia de gravação, entre os quais se destacam os CDs de Emmanuele Baldini, Metais da Filarmônica de Nova York, Russian Virtuosi of Europe, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, B.B. King, entre outros; mixou ainda as trilhas de filmes como Bicho de Sete Cabeças, O Xangô de Baker Street e Desmundo, entre outros. Foi ainda o projetista do Complexo de Gravação da Sala São Paulo, junto a OSESP, e é o atual projetista do complexo acústico do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Sobre as obras selecionadas para gravação, as suítes de câmara de Villa-Lobos (Paris, 1959) careciam de um cuidadoso registro. Pouquíssimas são as suas execuções pelo Brasil, apesar da qualidade das composições. Concebidas nos últimos anos de vida do compositor, as suítes demonstram a grande capacidade de orquestração de Villa-Lobos, combinando instrumentos de maneira a criar timbres surpreendentes durante as execuções orquestrais. Constituem-se em dois diamantes musicais, testemunhas vivas da habilidade em tratar os timbres, a marca sonora de uma imaginação fértil, sem fronteiras. As Bachianas Brasileiras nº3 (1938), por outro lado, consistem numa das obras mais difundidas de Villa-Lobos, apesar do ainda pequeno número de registros e do pouco conhecimento entre a comunidade musical. Um concerto para piano e orquestra em forma de fantasia: assim pode ser definida a composição, que terá nos solos a interpretação do pianista sergipano Daniel Freire.


O solista: pianista da Orquestra Sinfônica de Sergipe, Daniel Freire é graduado em piano pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também cursou composição e regência. Apresentou-se como recitalista em diversas cidades brasileiras e nos Estados Unidos, onde ministrou aulas de piano e música brasileira no Summer Camp da Universidade de Rhode Island (2001). Lá, também realizou concerto na noite de Jazz no recital Hall da mesma universidade. Apresentou-se também nas cidades de New York, New Jersey e Connecticut. Como solista Junto a Orquestra Sinfônica de Sergipe, executou o Concerto de Grieg (2004); Rapsódia Sobre Meu Papagaio, de sua autoria (2004-2005 e 2006); Fantasia Coral de Beethoven (2007); Concerto n° 23 de Mozart (2008). Em 2005 foi convidado a formar o Coro Sinfônico da ORSSE, onde desde então é o seu regente.


O maestro: Guilherme Mannis. Bacharel e mestre em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Mannis é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe desde 2006. Esteve à frente de importantes grupos orquestrais brasileiros tais como Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra de Câmara do Amazonas, Amazonas Filarmônica, Sinfônica de Santo André e Petrobras Sinfônica. No México, conduziu a Orquestra Sinfônica Carlos Chávez. Teve como principal professor o maestro John Neschling (Osesp) e participou de cursos com Kurt Masur e Jorma Panula.

FICHA TÉCNICA
Orquestra Sinfônica de Sergipe, Temporada 2009
Guilherme Mannis, regente
Daniel Freire, piano
Clement Zular e Eduardo Garcia, técnicos de gravação
10 de setembro de 2009, quinta-feira, 20h30
Heitor VILLA-LOBOS
Suíte para orquestra de Câmara n.1
Suíte para orquestra de Câmara n.2
Bachianas n.3

Fotos: ASN Foto Clement Zular: acervo pessoal

O Quê: Orquestra Sinfônica de Sergipe
Onde: Teatro Tobias Barreto Quando:10 de setembro de 2009, quinta-feira, 20h30


Os Ingressos na Bilheteria do Teatro R$ 10 e R$ 5
Cortesias pelos telefones:
55 79 3179 1491/1480
http://www.orquestrasinfonica.se.gov.br/



Todos os direitos reservados
Orquestra Sinfônica de Sergipe - Av. Tancredo Neves, 2209