terça-feira, 29 de setembro de 2009

ORSSE apresenta “As Quatro Estações”, de Vivaldi



Na quinta-feira, 08 de outubro, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a batuta do maestro Guilherme Mannis no Teatro Tobias Barreto, recebe dois grandes mestres da música: o violinista Daniel Guedes e o violoncelista Antonio Lauro Del Claro. Mantida pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, a ORSSE desempenha papel fundamental de aproximação do público com a música de qualidade e a descoberta de um novo e rico lazer na cidade de Aracaju e outras cidades. Todos os concertos tem o patrocínio do Instituto Banese.

No mês de outubro a agenda da ORSSE está movimentada como explica o Maestro Guilherme Mannis: "Neste mês de outubro teremos ao todo seis concertos dos quais dois no interior do estado através do projeto Orquestra na Estrada, um em homenagem aos professores no Espaço Unit e três no Teatro Tobias Barreto para o grande público. Os aplausos e elogios que recebemos constantemente demonstram que a música compensa qualquer sacrifício. Os músicos se esforçam bastante para dar o melhor de si e gostaríamos de que nossas apresentações fossem sempre bem assistidas pela nossa comunidade. É a garantia de uma satisfação ímpar para ambos os lados: orquestra e ouvintes são como uma fórmula mágica que se completam; precisamos deles e eles precisam de nós, e estamos aqui para isso", completa o Maestro.


Daniel Guedes atua como solista junto às principais orquestras brasileiras e também nos EUA, Canadá, Inglaterra e Noruega. O músico coleciona elogios pela crítica especializada, como a da Tribuna de Imprensa, em 2004: “Daniel Guedes novamente mostrou-se portador de uma organização artístico-instrumental fora de série. é o Nelson Freire do violino. Tal como o nosso atual mestre maior do piano, o jovem violinista não compara: separa. Sua força interpretativa, o pique que alcança, o torna único entre nós.”

Antônio Lauro Del Claro é um dos mais conhecidos artistas brasileiros de sua geração e é presença constante nas principais salas de concerto do Brasil. Segundo o violoncelista Pierre Fournier, Genebra, Suíça, o músico brasileiro“ é um virtuose e intérprete surpreendente cujas qualidades estão a serviço da música com maturidade e naturalidade raras na época atual, além de ser um dos instrumentistas mais brilhantes de sua geração e um dos mais sinceros intérpretes da literatura musical do violoncelo.”

Natural da cidade de São Paulo, Guilherme Mannis é bacharel e mestre em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe, foi ainda regente assistente de Cláudio Cruz junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e já esteve à frente de importantes grupos orquestrais brasileiros. No México, conduziu a Orquestra Sinfônica Carlos Chávez. É também formado em piano pela Universidade Livre de Música, na classe de Marina Brandão. Teve como principal professor o maestro John Neschling (Osesp) e participou de cursos com Kurt Masur e Jorma Panula.

Sobre o Maestro, em sua performance na aclamada Turnê Brasil algumas declarações se destacam: Apesar de um concerto ser naturalmente o momento do solista, foi também uma boa oportunidade de verificar a naturalidade da regência de Mannis”, Leonardo Martinelli, colunista da Revista Concerto. “Todos se apresentam de forma muito coesa, tocam com garra, com vontade, e não de um modo burocrático. A orquestra está muito bem preparada e tem no Guilherme Mannis um diretor e regente muito competente”, Éser Menezes, oboísta da OSESP.

No programa “As Quatro Estações”, Vivaldi, e o “Concerto duplo para violino e violoncelo, op. 102, em lá menor”, de Brahms.


Ficha Técnica:


Teatro Tobias Barreto

Orquestra Sinfônica de Sergipe


08 de Outubro de 2009, quinta-feira, 20h30

Entrada R$ 10 e R$ 5

Bilheteria: 79 3179 1496

Dúvidas sobre a Programação:

Assessoria de Comunicação da Secult: 79 3179 1931

Administração da Orquestra: 79 3179 1480


Portal:www.orquestrasinfonica.se.gov.br