terça-feira, 13 de outubro de 2009

ORSSE recebe Amaral Vieira em Concerto Especial

No próximo dia 15 de outubro, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a regência do maestro Guilherme Mannis oferecerá um programa especial às crianças, no âmbito de sua Temporada 2009 de Concertos. O grupo apresentará uma das peças presentes no filme “Fantasia”, de Walt Disney, o Concerto nº2 para piano e Orquestra de Shostakovich. Ao piano, o talento Amaral Vieira, retornando aos palcos de Aracaju para mais uma marcante apresentação. Completam o programa duas peças chave do repertório sinfônico: a Sinfonia Clássica, de Prokofiev, e a Abertura, Scherzo e Finale, de Schumann.

Aberto a crianças: às 9h, no âmbito de projeto Sinfonia do Saber, em que a Orquestra abre as portas para a participação de colégios públicos, será feita uma apresentação didática, especial para todas as crianças, acompanhadas de seus responsáveis. As crianças interagem com a orquestra, fazem perguntas e se familiarizam com os sons dos instrumentos a partir de uma demonstração individual de cada músico.

Nas palavras do maestro, o concerto é “mais uma oportunidade de ver a ORSSE em sua plenitude. Amaral Vieira é um grande amigo da orquestra, e foi o artista que escolheu pessoalmente nosso piano em Nova York. Além disso, teremos um repertório muito acessível, de peças muito empolgantes, até populares, que valem a pena ser conferidas, queremos repetir o sucesso dos últimos concertos, o público sempre nos surpreende!”.

Sobre o solista, nascido em São Paulo em 1952, Amaral Vieira é um dos mais versáteis e completos músicos brasileiros de sua geração. Após estudos musicais no Brasil com Souza Lima e Artur Hartmann, ingressou no Conservatoire Supérieur de Musique de Paris onde foi orientado por Lucette Descaves e Olivier Messiaen. Diplomado pela Faculdade Superior de Música de Freiburg, Alemanha, foi convidado pelo British Council a aperfeiçoar seus conhecimentos em Londres com Louis Kentner, que foi discípulo de um aluno pessoal de Liszt.Suas realizações fonográficas, como compositor e/ou como intérprete, contam com 114 títulos (editados em LPs, Cassetes e CDs), apresentando um vasto repertório, com ênfase especial para Liszt, e suas próprias composições, que ultrapassam 500 obras. Essas gravações estão sendo distribuídas no Brasil, Europa, Japão e Estados Unidos.Recebeu inúmeras distinções: 10 prêmios como pianista, 17 como compositor e mais de 50 distinções em reconhecimento ao seu trabalho artístico no Brasil, França, Alemanha, Inglaterra, Hungria e Japão. É responsável desde 1988 pelo programa de música sacra Laudate Dominum que vai ao ar todos os domingos (com reprise às quintas-feiras) na Cultura FM de São Paulo e também aos domingos na Rádio Sodré de Montevidéu (Uruguai).Suas tournées de concertos incluíram, afora o Brasil, quase todos os países da Europa, América do Sul, Oriente Médio, China e Japão.Em março/abril de 2008 fez sua oitava tournée no Japão, com 24 concertos, chegando assim, somente naquele país, desde 1994, ao espantoso marco de 250 concertos em mais de 200 cidades. No mês de julho de 2008, o pianista foi agraciado com o prêmio “2008 Golden Laurel Award”, outorgado pela “The Delian Society” pelo conjunto de sua obra. É a primeira vez que esta distinção é conferida a um compositor brasileiro. O prêmio é concedido uma vez ao ano a um único compositor vivo do mundo inteiro, entre os indicados por membros da sociedade e, a escolha final, ratificada por uma comissão internacional. Amaral Vieira é um artista credenciado pela mais prestigiosa marca de pianos do mundo, Steinway and Sons.

Sobre o maestro, natural da cidade de São Paulo, Guilherme Mannis é bacharel e mestre em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe, foi ainda regente assistente de Cláudio Cruz junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e esteve já à frente de importantes grupos orquestrais brasileiros tais como Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra da Rádio e Televisão Cultura, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica da Universidade de Londrina, Orquestra Sinfônica da UNICAMP e Petrobrás Sinfônica; No México, conduziu a Orquestra Sinfônica Carlos Chavez. É também formado em piano pela Universidade Livre de Música, na classe de Marina Brandão. Teve como principal professor o maestro John Neshling (OSESP), e participou de cursos com Kurt Masur e Jorma Panula.

Ficha técnica
Orquestra Sinfônica de Sergipe – Temporada 2009
Teatro Tobias Barreto
Guilherme Mannis, regente
Amaral Vieira, piano
15 de outubro de 2009, quinta-feira, 20h30
Ingressos: R$10 (inteira), R$5 (meia), à venda na bilheteria do TTB
Bilheteria: 79 3179 1496
Cortesias e informações: 79 3179-1480
Auxílio à Imprensa: 79 3179 1931
Realização:Secretaria de Estado da Cultura
Patrocínio: Instituto Banese
www.orquestrasinfonica.se.gov.br