terça-feira, 10 de novembro de 2009

Maestro Guilherme Mannis convidado especial no 2º Encontro da Associação Brasileira de Trompetistas em Salvador



Em Salvador de 11 a 14 de novembro de 2009, acontece o 2º Encontro Internacional da Associação Brasileira de Trompetistas em conjunto com a Orquestra Sinfônica da Bahia que será igualmente a orquestra do festival. Para conduzir o concerto no dia 12 de novembro, na Sala Principal do teatro Castro Alves, estará o Maestro Guilherme Mannis, em sua melhor fase, dividirá os holofotes com a tradicional OSBA, a convite do regente Ricardo Castro, e com o seleto time de trompetistas convidados, Charles Schlueter, Heinz Karl Schwebel, Mireia Ferres e Fernando Dissenha, em uma noite com obras consideradas de extrema complexidade para o instrumento em destaque, tais como os Concertos para Trompete de Arutunian, Richard Strauss e Tomasi.No festival já são dezenas de inscritos selecionados, dentre eles vários sergipanos e dois trompetistas da ORSSE, José Arimatéia e José Marcos.A frente da Orquestra Sinfônica de Sergipe desde agosto de 2006, Guilherme Mannis é detentor do título de mais jovem regente e diretor artístico de uma orquestra sinfônica do país, assumiu a ORSSE com apenas 26 anos. Paulista de natureza e sergipano de coração, sua performance e arrojo lhe renderam o reconhecimento e a continuidade de tão excelente trabalho com a ORSSE. Concebeu e executou importantes projetos de música para o estado e que em pouco tempo tornaram-se referência para outras manifestações orquestrais no Brasil. A valorização do material humano e o compromisso com o público através do apoio fundamental do Governo do Estado de Sergipe e do seu Instituto Banese vem formando aos poucos um novo e variado público de música de concerto no estado de Sergipe, as apresentações da orquestra são as características externas do seu trabalho e sobre essas colaboram a persistência e a ousadia.


2º Encontro Internacional de Trompetes 11 a 14 de novembro


Programação


11/20h00: Abertura - Concerto na Catedral da Basílica - Pelourinho


12/16h00: Joatan Nascimento – trompete, flugelhorn e cornet; Yacoce Simões – acordeón; Ailton Reiner – bandolim, cavaquinho e viola; Ivan Bastos – baixo e Ana Tomich – percussão. Programa: obras de Hermeto Paschoal, Jacob do Bandolim e Pixinguinha, entre outros.


12/20h00: Orquestra Sinfônica da Bahia. Regente: Guilherme Mannis. Solistas: Fernando Dissenha, Mireia Ferrés, Charles Schlueter e Heinz Schwebel – trompetes. Programa: R. Strauss – Feirlicher Einzug; Haydn – Concerto para trompete em mi maior e Tomasi – Concerto para trompete, entre outros. Entrada R$ 20.


13/11h00: Emerson Araújo, Maico Lopes, Naílson Simões e Fernando Dissenha – trompetes e Paulo Novais e Cândida Borges – pianos. Programa: Kaplan – Sonata; Tacuchian – Alecrim; Brucher – Sonata e Osvaldo Lacerda – Sonata.


13/15h30: Paulo Ronqui, Ayrton Benck, Naílson Simões, Maico Lopes e Heinz Schwebel – trompetes e Kadija Teles – piano. Programa: Poulenc – Trio; Rauber – Concerto para trompete; Casterede – Seis peças breves para dois trompetes; Damase – Prières sans paroles.


14/11h00: Mireia Ferrés – trompete e Kadija Teles – piano. Programa: Neruda – Concerto em mi bemol; Enesco – Légende; De Falla – Sete canções populares; Brotons – Sonata; Peaslee – Nightsongs e Ravel – Peça em forma de habanera.


14/14h00: Arthur Fernandes, Cícero Cordão e Maico Lopes – trompetes e Alla Dadaian – piano. Programa: Honegger – Intrada; Hindemith – Sonata; Claudio Santoro – Fantasia Sulamérica e Gilson Nunes – Sexteto 70 springs.


14/15h30: Charles Schlueter – trompete e Eduardo Torres – piano. Programa: Goedicke – Concert Etude; Joseph Gustat – To the West; Losey – Zaraida polka; Ewazen – Symphonic memories, A song from the heart e Bolter – Marsha’s gift.


Ficha Técnica:

Local: Teatro Castro Alves

Tel. (71) 3339-8014

Data: 12 de novembro de 2009

Horário: 21h

Entrada: R$ 20