domingo, 15 de novembro de 2009

ORSSE destaca pianista sergipano sob a regência do maestro Marcelo de Jesus




Dia 19 de novembro, quinta-feira próxima, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a regência do maestro convidado Marcelo de Jesus, da Amazonas Filarmônica, realiza mais um concerto especial no âmbito de sua Temporada 2009 de apresentações no Teatro Tobias Barreto. O solista em destaque é o sergipano Eduardo Garcia, mestre em música pela Universidade de Hartfort (USA) e professor efetivo da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que executará uma das peças mais famosas já escritas para piano e orquestra sinfônica: o Concerto “Imperador” - nº5 em mi bemol maior, para piano e orquestra - de Ludwig van Beethoven. Completam o programa a abertura da ópera “Medea”, de Luigi Cherubini – compositor muito admirado por Beethoven – e a Sinfonia nº41 “Júpiter” de Wolfgang Amadeus Mozart. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Tobias Barreto, a preços populares.


Nascido em São Paulo, Marcelo de Jesus graduou-se em composição e regência, e piano pela UNESP. Estudou regência com os maestros Juan Serrano, Lutero Rodrigues, Ronaldo Bologna,e posteriormente com Karl Martin; composição com H. J. Kollrëuter e Edmundo Villani; piano com Pietro Maranca, Homero Magalhães e na Itália com Carmella Pistillo (Academia Santa Cecília-Roma).
De 1995 a 2000, atuou como pianista na série Vesperais Líricas e como maestro interno no Teatro Municipal de São Paulo. Em 1998, foi recitalista ao piano na embaixada brasileira em Roma. Trabalhou como pianista e maestro assistente com os maestros Luiz Fernando Malheiro, Isaac Karabtchevsky, Karl Martin, Siegfried Köhler, Sílvio Barbato, Jamil Maluf, Abel Rocha e Luis Gustavo Petri; e com os cantores Eva Marton, Aprille Milo, Renato Bruson, Enzo Dara, Justino Dias, Dennis O"Neil e o premiadíssimo Paulo Szot. Desde 1999, é diretor artístico adjunto do Festival Amazonas de Ópera, em Manaus, onde, em 2001, estreou como diretor musical e regente com a ópera “A flauta mágica” de Mozart. Também em 2001, foi assistente da direção musical das óperas: “La traviata” com o saudoso maestro Sílvio Barbato; “Candide” com o maestro Luís Gustavo Petri; escreveu as variações e cadências de “La sonnambula” com o maestro Luiz Fernando Malheiro; em 2002 na ópera Turandot, todas no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde ocupava o cargo de diretor musical assistente. Obteve grande sucesso de público e crítica com “Don Giovanni” no VI Festival Amazonas de Ópera-2002, sendo considerado maestro-revelação pela revista Bravo. Assumiu o cargo de Regente Titular da Orquestra de Câmara do Amazonas, que em 2003 fez sua estréia no VII Festival Amazonas de Ópera com a peça La Cenerentola de Rossini. Em 2004 é nomeado Maestro Adjunto da Amazonas Filarmônica. Em 2005, regeu Zap, o resumo da ópera de Marcelo Tas; Pedro Malazarte de Camargo Guarnieri e O Barbeiro de Sevilha dentro do IX Festival Amazonas de Ópera. Na Temporada 2005 de Ópera da Colômbia, regeu O Barbeiro de Sevilha no Teatro Colon de Bogotá. Em 2006, regeu, dentro X Festival Amazonas de Ópera, Gianni Schicchi de Puccini e a estréia brasileira da ópera “Otello” de Rossini. Em 2007, regeu a estréia mundial da ópera Poranduba de Edmundo Villani, o Concerto em Memória de Maria Callas, com Eliane Coelho e Luciana Bueno, e a Sagração da Primavera de Stravinsky, todos no XII FAO. Em 2008, assumiu o cargo de Maestro Adjunto da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, regendo a ópera “Maroquinhas Fru-Fru” de Ernst Mahle, no concerto inaugural dentro do XIII FAO. Ainda no XIII FAO, regeu o concerto BarrOCA e a ópera Turandot, de Puccini, no Largo São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas, para um público estimado em trinta mil pessoas.

Eduardo Garcia é Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Música pela Hartt School of Music da University of Hartford (Connecticut EUA) e Doutor em Música pela University of Arizona (Arizona EUA). No Brasil, estudou sob a tutela de Daisy de Luca e Yara Bernette. Enquanto esteve nos Estados Unidos, lapidou sua técnica e interpretação com Luiz de Moura Castro, Paul Rutman, Nohema Fernández e Nicholas Zumbro. Participou de masterclasses com Thomas Schumacker (Eastmann School of Music), Ann Schein (Peabody Conservatory), Nina Svetlanova (Manhattan School of Music) e Jerome Lowenthal (The Juilliard School), entre outros. Entre os prêmios obtidos em concursos dos quais participou, destacam-se: 1º lugar no II Concurso Artlivre de Piano (em São Paulo/SP) em 1988, prêmio de reconhecimento pela sua participação no concurso Artists International (em Nova Iorque/ EUA) em 2000, 2º lugar no Concurso Público para professor da UFBA (Universidade Federal da Bahia), 1º lugar no Processo Seletivo para professor da UNICAMP, em 2004, e 1º lugar na Seleção Pública para professor da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), nesse mesmo ano. Como solista, apresentou-se em cidades do Brasil, México e Estados Unidos. Lecionou piano na Tabor Arts Center em Branford (CT - EUA) de 1996 a 1999 e na University of Arizona como Teaching Assistant de 2000 a 2002. Em 2004, ministrou aulas de piano e pedagogia pianística nos Seminários Internacionais da Universidade Federal da Bahia. Em 2005, foi professor de piano do VII Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza, CE. Atualmente, é professor de piano e música de câmera da Universidade Federal da Bahia e professor credenciado à pós-graduação da UNICAMP.

Ficha técnica
Orquestra Sinfônica de Sergipe – Temporada 2009
Teatro Tobias Barreto
Marcelo de Jesus, regente convidado
Eduardo Garcia, piano

19 de novembro de 2009, quinta-feira, 20h30
Ingressos: R$10 (inteira), R$5 (meia), à venda na bilheteria do TTB
Cortesias e informações: (79) 3179-1480
Patrocínio: Instituto Banese