quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ORSSE no TobiArte - 101 anos da cidade de Tobias Barreto

Uma apresentação muito especial da Orquestra Sinfônica de Sergipe na Igreja Matriz Nossa Senhora Imperatriz dos Campos marcará o início das comemorações do centenário de emancipação política do município de Tobias Barreto no dia 17 de outubro de 2010, às 17h com entrada gratuita.


A cidade, que surgiu no final do século XVI, terá 23 dias de atividades em comemoração ao centenário, cuja data oficial é 23 de outubro. Segundo o prefeito Adilson Santos, a presença da Orquestra neste evento leva ao público uma experiência inédita para muitos. “Convidamos a ORSSE, pois queríamos presentear o povo de Tobias Barreto com algo diferente do que eles estão acostumados a ver aqui, uma apresentação de música instrumental da melhor qualidade. Estamos honrados e agradecidos pelo apoio do Governo do Estado, que através da Secult participa desta comemoração tão importante para nós”, afirmou o prefeito.

Já a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que "é muito gratificante receber solicitações para levar a Orquestra sergipana ao interior do Estado, pois reflete o trabalho feito por todos que atuam a sua frente, aproximando a música clássica da população. O projeto "Orquestra na Estrada" é mais uma mostra do que buscamos com esta Temporada 2010 da ORSSE: democratizar e aproximar as pessoas do trabalho que a nossa Orquestra realiza. Levar este trabalho, com toda a nossa produção musical para o interior, é uma forma de fazer difusão e circulação da cultura e desse produto que, para nós, já é uma marca da cultura sergipana", ressaltou. Além da apresentação em Tobias Barreto, em sua série “Orquestra na Estrada” a ORSSE tem feito um intenso trabalho de difusão da música clássica pelo interior aproximando as pessoas de um patrimônio cultural que busca o humano, de forma simples e didática, visando o acesso à música para todos.

Este ano os concertos já ocorreram em Propriá, Itabaiana, Nossa Senhora das Dores e Laranjeiras, e ainda tem datas agendadas para São Cristóvão e Lagarto. Para o maestro Daniel Nery, maestro assistente da ORSSE e regente desse concerto, apresentar-se no interior significa “democratizar e aproximar o sergipano de sua orquestra, levando através da música, mensagens de paz, alegria e amor. Os concertos são sempre comentados e explicados, convidando o público presente a refletir sobre o repertório apresentado, desvendando o universo da música sinfônica”.

Para esta apresentação uma formação especial: Orquestra de Sopros, constituída dos naipes das madeiras (flautas, oboés, clarinetes e fagotes), metais (trompas, trompetes e tuba) e a percussão da ORSSE.

Com repertório específico para esta formação, o concerto mesclará diversos períodos da história da música: do contemporâneo francês Paul Dukas ao romântico tcheco Antonin Dvorák e o alemão Richard Strauss. A nossa música não será esquecida, teremos o imortal Ary Barroso em sua “Aquarela do Brasil”, considerado por muitos o nosso segundo hino nacional.




Série "Orquestra na Estrada" no  Festival de Cultura de Tobias Barreto

Igreja Matriz Nossa Senhora Imperatriz dos Campos - Tobias Barreto - SE

Domingo, 17 de outubro de 2010, a partir das 17h.
Entrada Franca


Daniel Nery, regente assistente

PROGRAMAÇÃO

Paul DUKAS
La Péri
I. Fanfarra

Richard STRAUSS
Suíte para Sopros em Si bemol Op. 4
I. Prelúdio

Antonin DVORÁK
Serenata para Sopros em ré menor Op. 44
I. Moderato, quasi marcia
II. Minuetto. Tempo di minuetto
III. Andante con moto
IV. Finale. Allegro molto