sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Série "MAESTROS CONVIDADOS" celebra o mês do Músico!

A Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a direção artística do maestro Guilherme Mannis, inicia as comemorações do mês do músico com a série de maestros convidados na próxima quarta-feira, dia 10 de novembro, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto. O dia do músico é comemorado no Brasil no dia 22 de novembro.

Mantida pela Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe e patrocinada pelo Instituto Banese, a ORSSE se apresentará juntamente com o maestro Marcelo de Jesus, regente titular da Orquestra de Câmara do Amazonas e regente adjunto da Amazonas Filarmônica. Representante da nova geração de maestros, Marcelo possui importantes requisitos operísticos e tem na sua formação a orientação de nomes como Juan Serrano, H. J. Kollrëuter, Gyorgy Kaszas, Luiz Fernando Malheiro, Isaac Karabtchevsky, Siegfried Köhler entre outros de igual importância. A outra participação da noite é do pianista brasileiro radicado nos Estados Unidos Flávio Varani, requsitado em vários países como França, Itália, Japão (onde faz turnês todos os anos), Alemanha, Estados Unidos, Colômbia, Venezuela, Equador e Brasil.

Neste ano, nomes importantes da regência estiveram conosco em 2010, Roberto Tibiriçá, Ricardo Castro, Helder Trefzger e João Galindo. Receber o Maestro Marcelo de Jesus destaca o interesse de outras orquestras pelo excelente trabalho desenvolvido com a ORSSE e encerra um brilhante ciclo de experiências musicais com os regentes convidados. A série já possui destaque nacional, permitindo ao Maestro Guilherme Mannis primar sempre pela qualidade ao longo desses quatro anos. Ao lado de toda essa apresentação teremos a presença de um precioso pianista, Flávio Varani, 55 anos de carreira, brasileiro radicado nos Estados Unidos, coleciona prêmios internacionais e foi aluno de Magda Tagliaferro, ícone e virtuose pianística de todos os tempos. Apesar de ser considerado um especialista em Villa-Lobos, especialmente em Aracaju renderá homenagens ao bicentenário Chopin 2010 tocando o Concerto nº1 , em mi menor para Piano e Orquestra.

Sem comparações são os respeitadíssimos solistas de nível internacional que passaram por Sergipe em 2010: Nelson Freire, Pavel Gomziakov, Emanuelle Baldini, Gilberto Tinetti, entre outros, que valorizaram e representaram o Brasil e o mundo através de um dos patrimônios culturais de Sergipe, a nossa ORSSE.

No repertório um misto de emoções para encantar e agradar ao público: a dramática abertura da ópera Norma do italiano Vincenzo Bellini, o apaixonado e romântico Concerto nº1 para piano e orquestra de Frédéric Chopin, em homenagem a seu bicentenário de nascimento, e o jovem Franz Schubert com sua bela e cristalina Sinfonia n. 3, em ré maior.

Os ingressos estão a venda na bilheteria do Teatro Tobias Barreto no valor de R$ 10,00 e meia-entrada de R$ 5,00.


Orquestra Sinfônica de Sergipe

Série "Maestros Convidados"
Teatro Tobias Barreto
Quarta-feira, 10 de novembro de 2010, 20h30

MARCELO DE JESUS, maestro convidado.
FLÁVIO VARANI, piano

Vincenzo BELLINI (1801-1835)
Abertura da ópera Norma

Frédéric CHOPIN (1810-1849)
Concerto nº1 para piano, em mi menor, Op.11

Franz SCHUBERT (1797-1828)
Sinfonia nº3, em ré maior, D.200



Serviços


Orquestra Sinfônica de Sergipe (79) 3179.1480
Teatro Tobias Barreto (79) 3179.1490
Bilheteria (79) 3179.1496