terça-feira, 30 de novembro de 2010

Série "Orquestra na Estrada" na cidade de Lagarto

A Orquestra Sinfônica de Sergipe com o projeto "Orquestra na Estrada" apresenta-se pela penúltima vez com a da série que colecionou inúmeras apresentações pelo interior do Estado desde a sua concepção em 2007. O município de Lagarto, a 75 km da capital, é berço de grandes vultos sergipanos em todas as áreas artísticas, sociais, econômicas e culturais. Sílvio Romero, Joel Silveira, José Fernandes, Aglaé Fontes, Evilázio Vieira, Rosalvo Nogueira são alguns entre tantos exemplos.

Como de costume, a ORSSE reservou para este concerto uma programação inédita, apresentada de maneira didática, no intuito de envolver a plateia durante o concerto. "A formação de grupos de câmara com músicos da própria orquestra sinfônica tem possibilitado que a instituição tenha mais dinamismo, ou seja, facilidade de locomoção pelo Estado e pelos diferentes palcos. Alia-se ainda a este fato a melhoria técnica resultante, uma vez que este tipo de formação requer maior responsabilidade e aplicação dos músicos", explica o Maestro Guilherme Mannis, diretor artístico do grupo.


O Local do Concerto - A Igreja Matriz de N. Sra. da Piedade
No dia 11 de dezembro de 1679 foi criada pela Arquidiocese de Salvador a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Pedra do Lagarto. A terceira no estado. A imagem conservada até os dias de hoje no altar-mor da Matriz tem três séculos (1679). De uma arquitetura que chama atenção, a Igreja Matriz encanta a todos que a visitam. Logo na chegada podemos encontrar a Capela Batismal com um batistério feito de pedra e ornada com um belo quadro do Batismo do Senhor. Lá também está um crucificado de madeira que chama atenção pelas expressões corporais esculpidas pelo artista. Do outro lado tem uma pedra de marmóre que traz gravada o nome de todos aqueles que passaram por aquela paróquia como curadores de almas.


Foto: Diocese de Estância/blogger

Na beleza do presbitério, um dos mais belos do estado, está uma bela obra de arte que antes de tudo é objeto da devoção do povo desta cidade "La Pietá" Lagartense, coroada canonicamente por decreto de Sua Santidade João Paulo II em 1979.

As Tradições Musicais
Outro patrimônio artístico e cultural lagartense é a Associação Musical Filarmônica Lira Popular de Lagarto. Fundada em 1921 pelo Cel. Acrísio D'Ávila Garcez, em 2011 completará 90 anos de existência. Seu atual maestro, Aldo Sérgio, já foi integrante da Orquestra Sinfônica de Sergipe e é o responsável pela formação dos músicos da Lira. A primeira manifestação musical na cidade foi a Banda Eutérpio Lagartense (1885), sob o comando do promotor público e maestro Hipólito Emílio dos Santos, que trouxe entusiasmo à pequena comunidade lagartense até meados de 1917.


Programa

Giacomo ROSSINI
La Scala di seta

Léos JANÀCEK
Suíte para Orquestra de Cordas

W. A. MOZART
Sinfonia Concertante para Sopros

P. I. TCHAIKOVSKY
Serenata para cordas 1o mov

César GUERRA-PEIXE
Mourão


SERVIÇO

"Orquestra na Estrada"
Formação e Difusão da Música de Câmara em Sergipe

03 de dezembro de 2010, 20h, Igreja Matriz de N. Sra. da Piedade
ENTRADA FRANCA

Orquestra de Cordas e Madeiras
Guilherme Mannis, regente
Erica Rodrigues, flauta
Ana Clara Melo, oboé
Eraldo Araújo, trompa
Lamartine Tavares, fagote

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns". (Abraham Lincoln)

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Quinteto de Metais encerra as "Terças Musicais" da ORSSE

Foto: Marcelle Christine/Ascom

Terça-feira, dia 30 de novembro às 20h, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, será realizado o encerramento anual da série Terças Musicais, projeto da ORSSE que visa preparar, aperfeiçoar e manter o nível técnico e musical dos integrantes da Sinfônica do Estado através da música de câmara, em um ambiente aconchegante e descontraído, mas com extremo profissionalismo, aproximando o grupo da comunidade. O diretor artístico e maestro titular da Orquestra, Guilherme Mannis, explica que os concertos de câmara objetivam um trabalho dos músicos entre si, sem o direcionamento de toda a orquestra ou do maestro. "A 'Terças Musicais' é mais uma série da nossa sinfônica que propicia músicas de qualidade para o nosso Estado. Além disso, com estas apresentações temos a afirmação de que Sergipe é capaz de fazer muitos concertos de excelente qualidade e tem público suficiente para essas séries”, comenta o diretor.

Neste ano, a série contemplou diversos segmentos da música de câmara, como quinteto de sopros, quarteto de cordas, orquestras de câmara, conjunto de trompas, entre outros, abordando todos os períodos musicais, desde a renascença ao século XXI, incluindo a Música Popular Brasileira.

Os locais das apresentações foram muito propícios para este tipo de formação porque são ambientes que aproximam os músicos do público, assim como é o caso da Biblioteca Pública Epifânio Dória e o recém inaugurado Palácio Museu Olímpio Campos. É uma iniciativa louvável, cuja prática começou em meados de 2004, precisamente no dia 26 de outubro com a participação da pianista russa Alla Dadaian. Pela Biblioteca já passaram grupos de extrema qualidade musical de nível internacional, como o Trio Berlin, a Orquestra da Academy St. Martin in the Fields, músicos como Emmanuele Baldini, Johannes Gramsch e Sylvia Thereza.

“Para este encerramento de temporada, o quinteto de metais, formado por dois trompetes, uma trompa, um trombone e uma tuba, formação tradicional oriunda da concepção de câmara de uma orquestra sinfônica. O surgimento dessa formação dos metais no séc. XX, só foi possível após a invenção das “chaves” ou “pistons” no séc. XIX”. Nos conta o maestro assistente Daniel Nery.


No programa, um repertório diversificado abragendo, sobretudo, a música popular. Confira:


Georg Friederic HÄNDEL
Horn Pipe, da Suíte da Música em Fá

Wolfgang Amadeus MOZART
Concerto para Trompa e Orquestra n. 2 em Ré Maior, K. 412
Gilberto GAGLIARDI
Cantiga Brasiliera

Manuel PENELLA
El Gato Montes

Loulou GASTE
Feelings

Arranjos de Jeon HUN
Classical Medley

Raul de BARROS
Na Glória


SERVIÇO:

"Terças Musicais" da Orquestra Sinfônica de Sergipe

Quinteto de Metais

Guilherme Mannis, regente
José Arimatéia, trompete
José Marcos, trompete
José Augusto Fontes, tuba
José Ferreira Jr., trombone
Eraldo Araújo, trompa

Biblioteca Pública Epifânio Dória
30 de novembro de 2010, terça-feira, 20:00

ENTRADA FRANCA