sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Encerramento da Temporada 2010: Amaral Vieira e Carmina Burana

Durante a Temporada de Concertos 2010, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), sob a direção do maestro Guilherme Mannis, conseguiu com orgulho e responsabilidade difundir a muitos o que fez pela cultura em solo sergipano e nacional. Apresentou a ópera Aïda, em forma de concerto, que englobou grandes talentos do Estado - a Lira Sancristovense, solistas da nossa terra, e o Coro Sinfônico -, o que resultou em um espetáculo único que lotou o Teatro Tobias Barreto e lançou uma nova semente para futuras produções do mesmo tipo. Regentes de vigor internacional passaram pela orquestra, como Roberto Tibiriçá, Isaac Karabtchvesky, Marcelo de Jesus, entre outros que, com suas novas idéias, coroaram ainda mais o trabalho musical no Estado.

Inúmeros solistas passaram por aqui, a começar pelo grandioso Nelson Freire, considerado, pela crítica especializada, como um dos 10 maiores pianistas do século. Além de nomes como Gilberto Tinetti, Pavel Gomziakov, Ricardo Castro, Daniel Guedes, entre outros. O talento sergipano não ficou de fora nessa jornada: Eduardo Garcia, Cláudio Alexandre, Jonatas Matias, Manoel Vieira Jr. foram destaques, e ainda execuções de composições e arranjos do pianista e regente do coro sinfônico, Daniel Freire. Outro grande triunfo do grupo foi a participação no 41° Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o maior e mais importante festival de música da América Latina. Neste evento, pode-se dizer que ORSSE foi a embaixatriz da cultura do Nordeste: nos últimos 20 anos nenhuma orquestra profissional da região havia se apresentou no aclamado Festival. Além de inúmeras apresentações no Teatro Tobias Barreto, a orquestra, a exemplo dos anos de 2007, 2008 e 2009, realizou uma produção de caráter pioneiro em Aracaju com a série de Concertos na Catedral Metropolitana e magníficas apresentações pelo interior de Sergipe, na série “Orquestra na Estrada” no total de oito cidades, que através de concertos didáticos e com repertório adequado, os cidadãos puderam conhecer e se orgulhar de terem uma orquestra.

“Todo este trabalho é fruto de muita dedicação e profissionalismo de nossos músicos, o carinho e emoção de nosso público e, sobretudo, o compromisso que o Governo do Estado de Sergipe tem com a cultura do seu povo, através da Secretaria de Cultura e o apoio vital do Instituto Banese. Por isso, podemos com sinceridade e trabalho honesto, vivenciar nosso legado e fazer com que nossos jovens tenham um futuro musical como perspectiva. Temos certeza de que este trabalho beneficia toda a sociedade, de forma que Sergipe está hoje incluído nos roteiros das turnês de importantes orquestras e outros espetáculos musicais. A ORSSE proporcionou um reconhecimento nacional da música produzida no Estado. O Brasil abraça Sergipe, e nós aplaudimos de pé todo incentivo e apoio dado ao grupo, fazendo votos de que perdure por muitos anos. Cidadania, música e inclusão é o futuro que visualizo para o nosso segmento daqui em diante”, compartilha o maestro Mannis.


O CONCERTO

Para o encerramento desse ciclo, no dia 22 de dezembro, quarta-feira, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto, o programa foi especialmente dirigido às comemorações de final de ano. O Concerto nº23 para Piano e Orquestra do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, considerado um dos mais belos do gênero, será executado pelo pianista Amaral Vieira. Grande amigo da orquestra, Amaral escolheu pessoalmente o piano Steinway da ORSSE, em Nova York. Além de pianista, é também profícuo compositor presente nos palcos de todo o mundo, e recentemente acaba de chegar de uma auspiciosa turnê no Japão.

O Gran Finale das atividades da ORSSE neste ano será a apresentação inédita no Estado da cantata cênica Carmina Burana, do alemão Carl Orff, com a participação do Coro Sinfônico e o Coro Infantil da ORSSE, e os solistas Gabriela Pace, soprano, Marconi Araújo, contratenor, e Sebastião Teixeira, barítono.

“Carmina Burana é uma peça que muito tem a acrescentar e dizer sobre a vida de nossa orquestra e de nossas vidas: é uma cantata cujos textos e símbolos emolduram a medieval Roda da Fortuna, que por estar eternamente girando nos remete ao destino, à reflexão e que tudo acontece ao seu tempo. Neste sentido a Roda da Fortuna é uma parábola da vida humana exposta às mudanças constantes de seus sentimentos. Além disso, Carmina Burana exprime um mundo neutro, ou melhor, um mundo equilibrado onde o Mal não existe sem o Bem, e a Fé não existe sem o Profano” explica Daniel Nery, regente assistente da ORSSE.

Nesse aspecto de constantes vitórias e amadurecimentos, a ORSSE, uma realização da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Sergipe, firmou-se ainda mais no ano de 2010, como um dos importantes grupos sinfônicos do país, exemplo de determinação para toda a classe musical do Brasil. Uma orquestra democrática, que populariza o acesso e respeita o cidadão, com solistas, maestros, e apresentações de alto nível, só poderia ser assim: DE TODOS!


PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: AMARAL VIEIRA, CORO SINFÔNICO e CORO INFANTIL

"Outro grande destaque da noite de 22 de dezembro é a participação do pianista Amaral Vieira, ilustre amigo da ORSSE com 6 anos consecutivos de concertos em Sergipe. Responsável pela escolha e estreia do Piano Steinway americano da Orquestra Sinfônica de Sergipe, em 2006, Amaral acaba de chegar de uma turnê oriental por várias cidades do Japão, onde é muito conhecido e aguardado todos os anos.".

"A preparação do Coro Sinfônico da ORSSE é feita pelo maestro e pianista Daniel Freire juntamente com o prof. Ezequiel Oliveira. A ideia do Coro Infantil surgiu da necessidade de vozes juvenis para a Carmina Burana e peças natalinas. As crianças foram selecionadas pelos maestros Guilherme Mannis, Daniel Freire e Daniel Nery. Vale ressaltar que o Coro Sinfônico existe desde 2005 e todos os coralistas trabalham em regime de voluntariado não possuem vínculo empregatício, apenas amor à arte. Os pais dos mini-coralistas acompanham os ensaios que ocorrem no próprio Teatro Tobias Barreto e sentem-se orgulhosos da educação musical que os filhos recebem durante estes ensaios.

“Para o concerto Carmina Burana foi convidado o professor e contratenor, Marconi Araújo, muito conhecido entre as celebridades, é preparador vocal de uma gama de atores e cantores, seu mais recente trabalho foi com a atriz Cláudia Raia no musical "De Pernas pro Ar". Marconi será solista do Carmina na tessitura de tenor e ao mesmo tempo preparador vocal dos nossos coralistas, uma honra para todos nós.".



Um Feliz 2011!



ORQUESTRA SINFÔNICA DE SERGIPE
"Patrimônio Cultural do Povo Sergipano"



SERVIÇO

Orquestra Sinfônica de Sergipe
Encerramento da Temporada 2010
Quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Teatro Tobias Barreto 20:30
Ingressos à venda na Bilheteria do Teatro, R$ 5 e R$ 10
(79) 3179.1496, 13h-20h

Programa

GUILHERME MANNIS, regente
AMARAL VIEIRA, piano
GABRIELLA PACCE, soprano
MARCONI ARAÚJO, tenor
SEBASTIÃO TEIXEIRA, barítono