quinta-feira, 12 de maio de 2011

Estreia da Série Mangabeiras sob a regência de Daniel Nery


Em noite de grande ecletismo e homenagens, a Orquestra Sinfônica de Sergipe faz na próxima sexta-feira, dia 13 de maio às 20h30 no Teatro Tobias Barreto, a estreia da sua série Mangabeiras de concertos. A série Mangabeiras, apresenta uma programação atraente pela diversidade e pela participação de grandes nomes da música clássica nacional e internacional. Jean Louis Steuerman, Nelson Freire, Amaral Vieira, Eduardo Monteiro, entr...e outros, serão os artistas dessa série no Teatro Tobias Barreto em dias diferenciados, ao contrário da série Cajueiros que é realizada sempre às quintas-feiras.
Para a abertura, a ORSSE recebe o pianista Antônio Vaz Lemes que executará dois importantes compositores franceses do início do século XX: Gabriel Fauré e sua Balada para piano e orquestra Op. 19 e Maurice Ravel 
com o Concerto para piano para mão esquerda, peça composta especialmente para o pianista austríaco Paul Wittgenstein, que tinha perdido o braço direito num combate durante a 1ª Guerra Mundial.
Na segunda parte do programa, o romantismo russo se evidencia na Sinfonia n°2 em Mi Menor Op. 27 de Sergei Rachmaninnof. Essa importante obra do repertório sinfônico encanta pelo lirismo do compositor através da densidade de sua orquestração e virtuosidade de todos os músicos da orquestra.
O concerto terá a regência do maestro Daniel Nery, regente assistente da ORSSE.

Sobre o solista:



Natural de São Paulo, o pianista Antonio Vaz Lemes começou seus estudos de piano aos quatro anos de idade. No Conservatório Dr. Carlos de Campos em Tatuí, suas primeiras experiências em concursos nacionais o levaram aos prêmios Aluno Revelação e Primeiro Lugar.
Logo após sua graduação no Conservatório, iniciou seu Bacharelado em piano no Instituto de Artes da UNESP. Nesse período participou de inúmeros festivais de música, concursos e masterclasses, sendo a mais importante com Alicia de Larrocha em Campos do Jordão. Lá conheceu Gilberto Tinetti e, sob sua orientação, conquistou mais cinco "Primeiros Lugares" em concursos nacionais. Atua intensamente como camerista e solista, inclusive frente a orquestras, tendo colaborado com Richard Markson, Watson Clis, Carmen Monarcha, Edna D'Oliveira, Emerson di Biaggi, Lanfranco Marcelletti, Luciana Bueno, Edson Cordeiro, Ney Matogrosso e Marília Pêra. Em duo com Edson Cordeiro, gravou o disco CONTRATENOR, que rendeu ao duo uma indicação ao prêmio Grammy Latino (2006) na categoria de Melhor Disco Clássico.

Sobre o regente:

Regente assistente da Orquestra Sinfônica de Sergipe desde 2010, Daniel Nery é Bacharel em Composição e Regência pela UNESP - Universidade Estadual Paulista - e Mestre em Música pela mesma instituição. Têm na sua formação os seguintes nomes da regência orquestral e coral: Johannes Schlaefli (Suíça), Osvaldo Ferreira (Portugal), Abel Rocha, Samuel Kerr e Fábio Mechetti. Entre 2005 e 2010 foi discípulo do maestro Roberto Tibiriçá e juntamente com ele e outros colegas, em 2008 lançou o livro “O Regente sem Orquestra”, pela Editora Algol, o único livro de exercícios editado no país para a formação de regentes.
Trabalhou entre 1999 e 2009 como regente do Coral Masculino Cantores de Atibaia/SP, realizando encontros, cantatas e diversas apresentações. Entre 2003 a 2009, foi regente titular da Banda Sinfônica Primeiro Movimento, a primeira banda de concerto da região de Atibaia e ainda nesta cidade foi regente adjunto da Orquestra Sinfônica Jovem de Atibaia e regente da Big Band Municipal.
Daniel Nery foi premiado em 2010 no I Concurso Carlos Gomes de regência orquestral promovido pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Serviço:

ORQUESTRA SINFÔNICA DE SERGIPE
Série Mangabeiras I
Sexta-feira, 13 de maio de 201, 20h30

Daniel Nery, regente assistente
Antônio Vaz Lemes, piano

Programa:
Gabriel FAURÉ
Balada, para piano e orquestra op. 19

Maurice RAVEL
Concerto para piano a mão esquerda em ré maior

Sergei RACHMANINOFF
Sinfonia nº2, op.27, em mi menor


Realização: Secretaria de Estado da Cultura/Governo de Sergipe
Patrocínio: Instituto Banese/ Banese Card
Apoio: TV Aperipê


Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Tobias Barreto.
R$15,00 inteira e R$7,50 meia
Informações: (79) 3179-1480
sinfonica@cultura.se.gov.b
r


Serie Mangabeiras

A série Mangabeiras homenageia Sergipe como maior exportador brasileiro da mangaba e faz
alusão à melhor programação de música clássica apresentada nas salas de concerto pelo mundo.
Sua programação será marcada pela diversidade e pela participação de grandes nomes da música
clássica mundial. Realizada em noites diferenciadas, sempre no Teatro Tobias Barreto, às 20h30

Próximas datas:

06 de julho
20 de julho
27 de agosto
28 de setembro
12 de outubro
25 de outubro
07 de dezembro
22 de dezembro