quinta-feira, 19 de maio de 2011

Guilherme Mannis rege a ORSSE na Série "Cajueiros" com o Violinista Emmanuele Baldini




A Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a direção artística do maestro Guilherme Mannis, no dia 26 de maio de 2011, quinta-feira às 20h30, no Teatro Tobias Barreto, recebe o notável violinista Emmanuele Baldini, no terceiro concerto da Série Cajueiros, tão especial quanto seu nome, a série contempla grandes nomes da música clássica e a execução de repertórios inéditos em Sergipe.
Uma noite especial que comemora os 26 anos de existência do grupo, serão executadas no programa: o Prelúdio e Liebestod da ópera Tristão e Isolda do compositor alemão Wagner, o Concerto para Violino e Orquestra de Prokofiev e a Sinfonia Matias “O Pintor”, do neoclássico, Paul Hindemith. A ORSSE é mantida pela Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, patrocinada pelo Insituto Banese e Banese Card e conta com o apoio cultural da Segrase e Fundação Aperipê. Ao longo de sua trajetória a ORSSE, como ficou conhecida, buscou sensibilizar o público e os seus governantes para a música de concerto sempre tocada por profissionais que dedicaram uma vida inteira com o objetivo de perpetuar a sua própria arte. Música no sentido de união, força, solidariedade e cidadania.

A ORSSE é mantida pela Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, patrocinada pelo Insituto Banese e Banese Card e conta com o apoio cultural da Segrase e da Fundação Aperipê.

O Maestro
Guilherme Mannis é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) desde 2006, onde tem dividido o palco com artistas como Maria João Pires, Michel Legrand, Nelson Freire, Jean Louis Steuerman, André Mehmari, Emmanuele Baldini, Daniel Guedes, Wagner Tiso, Amaral Vieira, Eduardo Monteiro, entre outros. Como regente convidado tem dirigido grupos como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Amazonas Filarmônica, Orquestra de Câmara do Amazonas, Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Sinfônica da Bahia, Sinfônica de Ribeirão Preto, Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Carlos Chávez, Sinfônica Nacional da Bolívia, World Youth Orchestra, Sinfonica di Roma entre outros.
Mannis vem desenvolvendo reconhecido projeto de inserção da ORSSE no cenário artístico nacional destacando-se a gravação das Suítes para orquestra de câmara e Bachianas Brasileiras nº3, de Villa-Lobos e a Turnê Brasil com concertos em Curitiba (Teatro Guaíra), Rio de Janeiro (Sala Cecília Meirelles), Brasília (Teatro Nacional Cláudio Santoro) e São Paulo (Sala São Paulo) com grande sucesso de público e crítica. Tem promovido também o desenvolvimento de concertos pelo interior do estado do Sergipe e a popularização do acesso à música de concerto.
Guilherme Mannis foi também regente assistente de Cláudio Cruz junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e apresentador do programa Sala de Concerto, dedicado à difusão da música sinfônica em Sergipe, entre 2007 e 2008.
Premiado em diversos concursos, Mannis é bacharel e mestre em Música pela UNESP. Teve como principal professor de regência o maestro John Neschling e participou de cursos com Kurt Masur (Campos do Jordão), Jorma Panula (Instrumenta Verano) e Isaac Karabtchevsky (MusicaRiva, Riva del Garda, Itália). Compromissos futuro de Mannis incluem concertos com a Sinfônica da Bahia, Sinfonia Toronto, Amazonas Filarmônica, Petrobras Sinfônica, Orquestra de Câmara do Amazonas, entre outras.

O Solista
Baldini é spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e membro do Quarteto de Cordas OSESP. Venceu o primeiro concurso internacional aos 12 anos de idade e, mais tarde, o Virtuositè de Genebra e o primeiro prêmio do Fórum Junger Künstler de Viena. Apresentou-se em recitais nas principais cidades italianas e européias e participou de longas turnês pela América do Sul, Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão. Gravou as sonatas de Franck e Magnard; os Duetos para dois Violinos e Sonatas para Violino e Violoncelo de Viotti e um CD com obras virtuosísticas de Paganini, além das obras de Martucci e os Caprichos para Violino solo de Locatelli. Em 2007 lançou o CD `Virtuoso’ com obras para violino e piano de Sarasate, Kreisler, Tartini, Mignone entre outras.
Foi spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha e no Teatro Giuseppe Verdi de Trieste, atuando também como concertino na Orquestra do Teatro alla Scala, de Milão. Como solista, tocou com orquestras como a Rundfunk Sinfonieorchester Berlin, a Orchestre de la Suisse Romande, a Wierner Kammerorchester, a Flanders Youth Philharmonic Orchestra, a Orquestra Estatal da Moldávia e a do Teatro Giuseppe Verdi de Trieste. Sobre ele, Claudio Abbado escreveu: “Fiquei impressionado com sua qualidade musical e com tamanha habilidade técnica”.
Nascido em Trieste, Itália, iniciou os estudos de violino com Bruno Polli e em seguida aperfeiçoou-se na classe de virtuosidade de Corrado Romano em Genebra, com Ruggiero Ricci em Berlim e Salzburgo e, em música de câmara, com o Trio de Trieste e com Franco Rossi, violoncelista do Quartetto Italiano.

Programa

Guilherme Mannis, regente
Emmanuele Baldini, violino 

Richard WAGNER
Prelúdio e Liebestod de Tristão e Isolda
Sergei PROKOFIEV
Concerto para violino e orquestra nº2, op.63, em sol menor,
Paul HINDEMITH
Sinfonia “Matias, o pintor” 

Serviço

26 de maio de 2011, 20h30
Orquestra Sinfônica de Sergipe
Teatro Tobias Barreto
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50
Informações e Cortesias: 79 3179 1480
Assistir ao Ensaio Geral: 79 8853 2816 (Mto. Daniel Nery)

BOM CONCERTO!!