segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Série "Cajueiros V" traz o violinista Daniel Guedes e o maestro português Osvaldo Ferreira

Determinado a manter os concertos da Orquestra Sinfônica de Sergipe em patamares considerados dos mais importantes entre as orquestras brasileiras, o diretor artístico e regente titular Guilherme Mannis convidou dois dos importantes nomes da música sinfônica para a realização do próximo concerto da série “Cajueiros V”, cujo programa trará magia e emoção aos palcos sergipanos, no dia 04 de agosto, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto, com ingressos ao preço de R$ 15,00 e R$ 7,50. Mantida pela Secretaria de Estado da Cultura, patrocinada pelo Instituto Banese e Banese Card com apoio cultural da Fundação Aperipê e Segrase, a ORSSE tem se destacado na agenda cultural sergipana pelo agradável e pulsante repertório apresentado nesta Temporada 2011, desenvolvendo no público não só o gosto pela música clássica, mas a procura constante pelas suas apresentações tanto na sua sala de concerto (TTB), quanto nos projetos desenvolvidos na Catedral Metropolitana, no interior do Estado e no Palácio-Museu Olímpio Campos, dentre tantos outros lugares.
Virtuose nato, Daniel Guedes possui o fato de ser um dos mais atuantes solistas da ORSSE, já se apresentou com o grupo em várias ocasiões desde 2008, culminando com sua histórica execução de um duplo concerto com a ORSSE no 41º Festival Internacional de Campos do Jordão em 2010. O concerto para Violino nº 2 de Max Bruch é uma peça não usual do repertório dos violinistas, mas Guedes que estreou no Carnegie Hall em Nova Iorque com o Concerto nº1 deste mesmo compositor, garante que fará mais um concerto inesquecível em Sergipe. O maestro estreante da noite será o português Osvaldo Ferreira, atual diretor artístico da Sinfônica do Paraná, foi diretor e regente titular da Orquestra do Algarve e produziu inúmeros trabalhos em sua terra natal, deixando um legado impressionante de projetos realizados, por isso é detentor do título de maestro com maior número de estréias, encomendas e gravações de obras de autores portugueses contemporâneos. Na sua estréia em Sergipe o repertório escolhido não poderia ser outro, a Abertura La Gazza Ladra, peça conhecida dos amantes do cinema – The Thieving Magpies - peça sublime de Gioachino Rossini, retratada em diversos desenhos animados e, também, no filme Laranja Mecânica de Stanley Kubrick. A velocidade e a sutileza do toque, do compasso, faz desta abertura uma das grandes obras da humanidade.
O concerto para Violino nº 2 de Max Bruch, não muito conhecido do grande público porém de uma beleza e melodia deslumbrantes e de complexa execução, foi composto em 1878 inspirado no violinista Pablo de Sarasate, a premier foi em Londres sob a regência do próprio Bruch.
Para encerrar a noite a Sinfonia nº7 em Lá Maior Op. 92 de L. van Beethoven que foi estreada em Viena em 08 de Dezembro de 1813, sendo dedicada ao conde Moritz von Fries. Curiosamente como muitas das sinfonias de Beethoven também esta está ligada à história de Napoleão dado que a referida estreia foi um concerto de beneficência para os soldados austríacos feridos na batalha de Hanau. Esta sinfonia é composta de quatro andamentos. Richard Wagner chama a toda esta sinfonia de "a apoteose da dança" precisamente por causa do seu aspecto fortemente ritmado. Entre a tensão provocada pelas mudanças de tonalidade e a coda que é absolutamente fantástica estamos com Berlioz quando ele afirma que Beethoven não fazia música para os olhos, referindo-se ao fato das técnicas não serem utilizadas para ornamentar as partituras ou para confundir a sua análise, mas sim para despertar as emoções dos ouvintes.


Programa:

Osvaldo Ferreira, regente convidado
Daniel Guedes, violino

Gioacchino ROSSINI
Abertura da ópera “La gazza ladra”
Max BRUCH
Concerto nº2 para violino e orquestra, em ré menor
Ludwig van BEETHOVEN
Sinfonia nº7, op.92, em lá maior

Teatro Tobias Barreto
Av. Tancredo Neves, 2009. D.I.A.
Bilheteria: 79-3179-1496 (12h-20h)


Faça parte da Sociedade Amigos da ORSSE!
amigosdaorsse@gmail.com
e saiba como participar.


Realização: 




Patrocínio:



Apoio: