sábado, 3 de setembro de 2011

ORSSE desbrava as fronteiras da música com o projeto "Orquestra na Estrada"


Foto: Divulgação

Fundada em 1688, a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no distinto município de Tomar do Geru, a terra do Carro de Bois e distante 131 km de Aracaju, uma das mais antigas igrejas de Sergipe, receberá o projeto ‘Orquestra na Estrada’, da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE). No dia 9 de setembro, sexta-feira, às 19h, no interior da igreja, com acesso gratuito à população.

Ligada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e patrocinada pelo Instituto Banese e Banese Card, a ORSSE tem Guilherme Mannis como diretor artístico e regente titular do grupo, o qual desenvolveu o projeto no início de 2008 e desde então inúmeras cidades tem recebido a Série q eu se destaca muito bem por onde passa, a exemplo de Nossa Senhora das Dores, Maruim, Propriá e Lagarto. A participação ativa na vida cultural do interior sergipano tem o objetivo nobre de popularizar o acesso à música sinfônica em diversas regiões do Estado, assim, formando públicos que até então tenham tido pouco ou nenhum contato com a música clássica.

Foto: Festa do Carro de Bois/blogspot
Pela primeira vez na festa da padroeira de Tomar do Gerú, a ORSSE visa também unir arte e história, valorizando o patrimônio arquitetônico da igreja com o patrimônio artístico. “O concerto será mais uma prova de que arte e espiritualidade, juntas, são capazes de resgatar os valores imateriais através da música, levando reflexão sobre a conservação do patrimônio físico e principalmente o humano, estarei presente para prestigiar esse momento”, declara o maestro titular Guilherme Mannis.
 
“Buscamos democratizar e aproximar o sergipano da orquestra através de concertos comentados, convidando o público a refletir sobre o repertório e desvendando o universo da música sinfônica”, afirma o maestro assistente da orquestra, Daniel Nery.


Sobre o concerto


No repertório dessa apresentação estão peças do período barroco e clássico, que correspondem exatamente aos séculos XVII e XVIII, época que a igreja fora construída. A ‘Suite da Música Aquática’, por exemplo, foi composta pelo alemão George Frederich Haendel após ele ter se radicado na Inglaterra pensando no espírito palaciano, na nobreza, nos monarcas.  Seu nome se refere a sua estréia, nos lagos do palácio com os músicos tocando sobre as barcas.
Já o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), revela toda sua delicadeza quase angelical no Andante para Flauta e orquestra, bem como na sua  Sinfonia n. 29, composta ainda na juventude.

Finalizando o concerto, será apresentado o clássico Mourão, pérola da música brasileira composta por Cesar Guerra Peixe. Os ritmos nordestinos como o baião, são evidenciados pelas cordas graves, como o violoncelo e o contrabaixo, além de um belo solo do violino aludindo à rabeca, instrumento típico da região.

Foto: Marcelle Christinne/Secom


Serviço
Orquestra Sinfônica de Sergipe
"Orquestra na Estrada"

Data: 09 de setembro de 2011, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Igreja Matriz de N. Sra. do Perpétuo Socorro - Tomar do Gerú - SE
Acesso Gratuito

Seja um Amigo da ORSSE
amigosdaorsse@gmail.com

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Música de Câmara no Palácio-Museu Olímpio Campos/ Agosto 2011



A Série de Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Sergipe visita novamente no dia 30 de agosto de 2011, ás 17h, no Palácio-Museu Olímpio Campos. O acesso é gratuito.  Reaberto ao público em maio de 2010, após um restauro minucioso de seus elementos e completamente equipado, o Palácio-Museu possui um rico acervo que conta a história política de Sergipe, além de promover e incentivar ações culturais dos mais variados segmentos.
A música de câmara faz com que poucos músicos comunguem em torno de uma única obra. A câmara, ou recinto pequeno, por sua vez, diferentemente dos grandes teatros, é o lugar ideal para a realização destes concertos, uma vez que possui caráter intimista ideal a provocar maior atenção dos espectadores, prontos a ater-se aos mínimos detalhes de execução. O músico, por conseguinte, fica extremamente exposto, devendo realizar uma execução notável, compreendendo a partitura tanto tecnicamente (afinações, ritmos, fraseados, dinâmicas) quanto intelectualmente (estilo das obras, períodos composicionais, formas, harmonia). Desta forma, a realização de música de câmara provoca nos músicos uma grande busca por aperfeiçoamento e um conseguinte crescimento intelectual, técnico e artístico, fazendo com que os profissionais ultrapassem o limite das cadeiras da orquestra para encontrar um público ávido pelo som inconfundível desses instrumentos.
Formação de plateia,  popularização do acesso à música clássica de qualidade, através da valorização dos espaços públicos, certamente conseguiremos engrandecer nossa cultura e também valorizar a música clássica produzida em Sergipe.
Destaque para as obras dos compositores: Benjamim Britten, Elgar e Mozart
Sempre um  repertório novo com a qualidade sonora inigualável da Orquestra de Câmara da ORSSE. 


Serviço:
Terças Musicais no Palácio- Museu Olímpio Campos
Orquestra de Cordas da ORSSE
Dia 30/08/2011
Às 17h
ENTRADA FRANCA
 
Wolfgang Amadeus MOZART
Divertimento em Si bemol, Kv 137

Edward ELGAR
Serenata para Cordas, Op. 20

Benjamim BRITTEN
Simple Symphony 

 Prestigie!