sábado, 10 de setembro de 2011

Maestro da Camerata-SESI do Espírito Santo, rege a série "Sons da Catedral III"







Dando continuidade a sua Temporada 2011, a Orquestra Sinfônica de Sergipe volta a apresentar-se a seu público no dia 16 de setembro de 2011 às 19h. O terceiro concerto da série “Sons da Catedral”, na Catedral Metropolitana de Aracaju, é realizado em parceria com a Arquidiocese de Aracaju e a Secretaria de Estado da Cultura. As primeiras apresentações na Catedral, em 2007, tinham aspecto sacro e direcionado a um público específico. Ao longo dos anos a série foi se aperfeiçoando para atender um público cada vez mais exigente e diversificado. Desde então, em todos os anos, são realizados em média 05 concertos na Catedral e todos os sergipanos são presenteados com concertos inesquecíveis, dentro daquela que se tornou uma referência arquitetônica e turística na cidade de Aracaju.
Para o maestro Guilherme Mannis, diretor artístico e regente titular da ORSSE, tocar na Catedral é sempre uma experiência única para a formação. “A acústica é diferente, mais reverberante, o que faz com que os músicos tenham de se adaptar rapidamente a um cenário musical diferente do Teatro Tobias Barreto. Além disso, o ambiente de resplendor da Catedral fornece ao concerto um aspecto especial. Todas as nossas apresentações nesse espaço são marcantes e inesquecíveis”.
Neste concerto, a regência será do maestro convidado Leonardo David, maestro titular da Camerata SESI e maestro adjunto da Filarmônica do Espírito Santo. A ORSSE executará obras de grande envergadura do repertório sinfônico como a Sinfonia n. 5 em mi menor, do russo Peter Ilich Tchaikovsky. O solista da noite será o violinista spalla da orquestra, Márcio Rodrigues que executará o Concerto para Violino e Orquestra em sol menor, de Max Bruch.

O Regente:

LEONARDO DAVID, maestro convidado
Iniciou seus estudos musicais aos 07 anos, em um projeto musical do SESI-ES. Foi aluno dos professores: Carmelita Reis (RJ), Edson Queiroz de Andrade (MG), e na classe do Profº Hariton Nathanailidis graduou-se Bacharel em Música – Habilitação em Violino. Foi professor de violino da Faculdade de Música do ES de 2001 a 2008. É Maestro titular / Diretor artístico da Orquestra de Câmara Camerata SESI-ES e Coro do SESI-ES. Foi o fundador e regente da orquestra camerata jovem da Faculdade de Música do ES, com a qual realizou diversas apresentações pelo Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais. É regente e coordenador dos coros e orquestra da IEBV. Desde setembro de 2008 é aluno de regência do renomado Maestro Isaac Karabtchevsky, tendo sido orientado em Olinda-PE e Riva-Itália. Atuou diante das seguintes orquestras: World Youth Orchestra, Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguay, Orquestra Sinfônica de Recife, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Junge Philharmonie Salzburg, Orquestra de Câmara Instituto Preservate, Orquestra Camerata Jovem da Fames, Orquestra de Câmara do ES, Orquestra de Câmara do SESIMINAS - MG, Orquestra Filarmonica do ES e Orquestra Bachiana Filarmônica - SP, esta última em recente concerto na Sala São Paulo.
Exerce a função de coordenador da Fundação Bachiana SP (Maestro João Carlos Martins) no Espírito Santo, realizando o trabalho de formação da orquestra de câmara de Cariacica. É maestro e diretor artístico da Orquestra Camerata SESI-ES e Coral do SESI-ES.Desde abril de 2011 é o Maestro Adjunto da Orquestra Filamônica do ES.
  
A Solista:

GABRIELA QUEIROZ, violino







Nas­cida em Ca­ta­guases-MG, ini­ciou seus es­tudos de vi­o­lino aos quatro anos em João Pessoa-PB, onde foi aluna de Ademar Rocha e Yerko Pinto. Aos de­zes­sete anos mudou-se para o Rio de Ja­neiro onde passou a es­tudar com Da­niel Guedes, con­cluindo seu Ba­cha­re­lado no Con­ser­va­tório Bra­si­leiro de Mú­sica em 2007. Es­tudou entre os anos de 2007 e 2008 com o pro­fessor Mar­cello Guer­ch­feld em Porto Alegre-RS. Também teve aulas com De­tlef Hahn em Lon­dres e Pa­tinka Kopec em Nova Iorque. Atu­al­mente re­cebe ori­en­tação do pro­fessor Sh­muel Ash­ke­nasi, vi­o­li­nista do fa­moso Quar­teto Ver­meer. Em 2010 par­ti­cipou do “Keshet Eilon Vi­olin Mas­ter­course” em Is­rael, onde pode par­ti­cipar de Master Classes mi­nis­trados por mes­tres como Ida Ha­endel e Haim Taub, além de re­no­mados vi­o­li­nistas da atual ge­ração como Sh­lomo Mintz, Vadim Gluzman, Hagai Shaham, entre ou­tros.

Ob­teve pri­meiro lugar em im­por­tantes con­cursos, entre eles o “Con­curso Jo­vens Ins­tru­men­tistas” – Pi­ra­ci­caba-SP em 2001, o “Con­curso Jo­vens So­listas da OSBA” em 2003 e 2006 e o “Con­curso Furnas Ge­ração Mu­sical” também em 2006. Em 2010 ob­teve o 2º Lugar no “Con­curso Nelson Freire”.

Vem se apre­sen­tando como so­lista das se­guintes or­ques­tras: Sinfô­nica Bra­si­leira, Sinfô­nicas da Bahia, da Pa­raíba, do Rio Grande do Norte, de Pi­ra­ci­caba, Or­questra de Câ­mera de Bu­da­peste entre ou­tras. Como re­ci­ta­lista e ca­me­rista, vem atu­ando in­ten­sa­mente em todo o Brasil ao lado de re­no­mados mú­sicos como Sh­muel Ash­ke­nasi, Ori Kam, Da­niel Guedes e agora também como membro do Quar­teto da Gua­na­bara.

Como pro­fes­sora le­ci­onou nos Fes­ti­vais de Do­mingos Mar­tins – ES e São Brás – MG, e acaba de as­sumir o cargo de Pro­fes­sora Au­xi­liar da Es­cola de Mú­sica da UFRJ. Foi vi­o­li­nista da Or­questra Sinfô­nica Bra­si­leira entre os anos de 2003 e 2010. Ga­briela atu­al­mente toca em um vi­o­lino “Giu­seppe Ga­gliano” que per­tenceu à vi­o­li­nista Ma­riuccia Ia­co­vino, gen­til­mente ce­dido por My­riam Dau­els­berg.



Serviço:

Orquestra Sinfônica de Sergipe
 “Sons da Catedral III”
 Catedral Metropolitana de Aracaju
Dia 16 de setembro de 2011, 19h
Entrada Franca

Leonardo David, regente convidado
Gabriela Queiroz, violino
 
Programa:
Giuseppe VERDI (1813-1901)
Abertura da ópera “I Vespri Siciliani”
Max BRUCH (1838-1920)
Concerto para violino nº1, op.26, em sol menor
Piotr Ilytch TCHAIKOVSKY (1840-1893)
Sinfonia nº5, op.64, em mi menor

Seja um Amigo da Orquestra! Saiba como: amigosdaorsse@gmail.com

Contatos úteis:
Orquestra Sinfônica de Sergipe

79 3179 1480
www.orquestrasinfonica.se.gov.br