domingo, 10 de junho de 2012

ORSSE recebe um dos maiores clarinetistas do Brasil na noite da série Cajueiros III


Nesta próxima quinta-feira, 14, às 20h30, depois do estrondoso sucesso da ópera Tosca, mais uma apresentação promete movimentar o palco do Teatro Tobias Barreto (TTB). Sob a regência do maestro Daniel Nery, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) fará o terceiro concerto da série Cajueiros trazendo desta vez o renomado clarinetista paulista Luiz Afonso Montanha. Professor de Clarinete no Departamento de Música da ECA-USP, é também primeiro clarinetista do Theatro Municipal de São Paulo, além o principal solista junto às orquestras brasileiras e do exterior.

Sob a  direção artística do Maestro Guilherme Mannis, coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e patrocínio do Banese e Instituto Banese, a série
de concertos "Cajueiros", é  realizada sempre às quintas-feiras no teatro Tobias Barreto, e tem como principal característica a estreia, em solo sergipano, de importantes obras da música clássica nacional e internacional, com ênfase na participação de solistas convidados e um grande nível de execução das obras.

Sobre o programa:

Para este concerto que terá a regência do maestro Daniel Nery, a música dos séculos XVIII e XIX estarão em destaque. A brasileira Elegia, de Henrique Oswald, foi composta em 1896 e é marcada pela fluência da linha melódica, harmonizada sutilmente. Oswald foi um compositor brasileiro filho de pais suíços, e ganhador de um disputado concurso de composição em Paris, promovido pelo jornal "Le Figaro", vencendo aproximadamente 600 candidatos.  






Após o Concerto para Clarinete de Wolfgang Amadeus Mozart, uma das mais belas obras primas compostas para este instrumento, a ORSSE apresentará a oitava sinfonia de Antonín Dvořák. Uma das características dessa obra é a tonalidade de sol maior, pouco usual nas sinfonias românticas, e a alternância do modo maior e o modo menor, características muito utilizadas por Dvořák em sua obra. Nota-se também a influência de Brahms e do folclore boêmio. O destaque é a não usual troca do tradicional scherzo por uma graciosa e serena valsa no terceiro movimento.




Os ingressos, R$20 e R$10, já se encontram a venda na bilheteria do Teatro Tobias Barreto

Orquestra Sinfônica de Sergipe - ORSSE
"Serie Cajueiros III"
Teatro Tobias Barreto
.
14 de junho de 2012, 20h30


Daniel NERY, regente
Luiz Afonso MONTANHA, clarinete

PROGRAMA

Henrique OSWALD (1852-1931)
Elegia
Wolfgang Amadeus MOZART (1756-1791)
Concerto para Clarinete e Orquestra, em Lá Maior, KV 622
Antonin DVO
ŘÁK (1841-1904)
Sinfonia N º 8 em Sol maior, Op. 88

Contatos:
Teatro Tobias Barreto: 79 3179.1490/ Bilheteria: 79 3179.1496 (13h-20h)
Orquestra Sinfônica de Sergipe: 79 3179.1480
Secult: 79 3179.1930

Seja um AMIGO DA ORSSE, saiba como: amigosdaorsse@gmail.com
Twitter: @Sinfonica_SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário