sábado, 19 de maio de 2012

ORSSE apresentará Ópera Tosca como destaque da Temporada 2012



Com uma proposta anual de importantes títulos de ópera para o público sergipano, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a direção artística do Maestro Guilherme Mannis, juntamente como seu Coro Sinfônico, trarão ao público nos próximos dias 24 (quinta) e 26 (sábado) de maio, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto, a ópera Tosca, de Giacomo Puccini. Realizada de modo semi-encenado, ou seja, com orquestra no palco e cantores interpretando as cenas à frente do grupo, as récitas terão a participação de importantes solistas do cenário operístico nacional, e contarão com legendas em português. O evento tem a realização da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio do
Banese e Instituto Banese.

No elenco, nomes consagrados na ópera nacional, como o soprano DaniellaCarvalho (Tosca), carioca, com família sergipana e atualmente radicada em Nova York, o tenor Richard Bauer (Cavaradossi), os barítonos Rodolfo Giugliani (Scarpia) e Sebastião Teixeira (Sacristão) e o baixo Saulo Javan (Angelotti). Completam o elenco jovens talentos sergipanos como o tenor Jonathas Mathias (Spoletta) e Claudio-Alexandre Silva (Sciarrone e carcereiro). A regência estará a cargo do maestro Guilherme Mannis, que vê na ópera um excelente caminho para a produção artística do Estado: "O Tobias Barreto é um grande Teatro, e nossa orquestra realizou interpretações notáveis de Aïda e La Bohème, nos anos anteriores. Nada mais justo do que brindar o nosso público sergipano com outra ópera de enorme sucesso, rara beleza musical e enredo surpreendente. Em futuro próximo, visualizo a capacidade de Sergipe abrigar um belíssimo festival de ópera, que encantaria a toda a sociedade envolvendo, principalmente, a produção local."




A regência dos Coros: Sinfônico e Infantil da ORSSE e Coral Infantil Encantar, está a cargo do maestro Daniel Freire, e os espetáculos possuem ainda a assistência do maestro Daniel Nery.

A história: a ópera se passa em Roma, no clima pós-revolucionário. Angelotti, o protagonista deste movimento, é preso pelo regime e consegue fugir. Mário Cavaradossi, um pintor,  é um simpatizante das idéias revolucionárias e pelo apoio à fuga de Angelotti acaba se envolvendo com Floria Tosca, uma cantora que chega à igreja para visitá-lo. O barão Scarpia, braço direito do poder, passa a perseguir o revolucionário, pressionando e prendendo Mario e assediando Tosca, sua amada, que faz de tudo para libertar o pintor. Após a notícia da vitória de Napoleão, subitamente comunicada, Mario declara sua vitória e Scarpia faz um acordo com Tosca para libertar o pintor, desde que cedesse aos seus encantos por uma noite. Tosca, revoltada, assassina Scarpia pensando em dias felizes com seu amor. O desenrolar da intrincada trama, no entanto, acaba trazendo acontecimentos surpreendentes.



Serviço:

Giácomo Puccini

Ópera Tosca (em forma de concerto)
Teatro Tobias Barreto 
Ingressos: R$20 (inteira), R$10 (meia)

Orquestra Sinfônica de Sergipe

Guilherme Mannis, regente

Coro Sinfônico e Infantil da ORSSE

Coral Infantil "Encantar"Daniel Freire, regente

Daniella Carvalho, soprano (Tosca)

Richard Bauer, tenor (Mario Cavaradossi)
Rodolfo Giugliani, barítono (Scarpia)
Sebastião Teixeira, barítono (Sacristão)
Saulo Javan, baixo (Angelotti)
Jonathas Mathias, tenor (Spoletta)
Cláudio-Alexandre Silva, baixo (Sciarrone e carcereiro)

Datas: 24 e 26 de maio de 2012, quinta-feira e sábadoHorário: 20h30Onde: Teatro Tobias Barreto, Av. Tancredo Neves, 2209, DIA


Realização: 

Secretaria de Estado da Cultura - Governo de SergipePatrocínio: 
Banese e Instituto Banese

ATENÇÃO: Legendas em português. Duração: 110min.Intervalo: 15 min.



terça-feira, 15 de maio de 2012

ORSSE COMPLETA 5º ANO DE APRESENTAÇÕES PELO INTERIOR DE SERGIPE COM O PROJETO "ORQUESTRA NA ESTRADA"




No intuito de levar a Orquestra Sinfônica de Sergipe a todos os recantos do Estado de Sergipe, o maestro Guilherme Mannis em 2007, concebeu o projeto de inclusão musical, denominado, “Orquestra na Estrada”. Em cinco anos a ORSSE visitou mais de 20 municípios sergipanos e, com isso, buscou popularizar o acesso à música sinfônica, de pessoas que até então tiveram pouco ou nenhum contato com o segmento da música clássica. O projeto é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com as prefeituras e paróquias locais, e conta com o patrocínio do Banese e Instituto Banese.  
“A ORSSE já é nacionalmente reconhecida pela qualidade de sua produção artística e o nível extraordinário dos profissionais com os quais se apresenta, porém todo esse sucesso precisa ser prestigiado por todos os sergipanos, nossa meta em 2012 é alcançar cerca de 15 cidades no interior, o sergipano tem muito que se orgulhar da sua Sinfônica.” Explica o maestro Mannis.

A temporada 2012 de concertos no interior começa no dia 18 de maio de 2012 às 19h, na Igreja Matriz da cidade de Pacatuba, à 116Km de Aracaju, dentro das comemorações dos 300 anos de canonização do padroeiro São Felix de Cantalício. Sob a regência de Daniel Nery,  a ORSSE apresentará uma programação variada, desde a Abertura da ópera Idomeneo de Mozart até a peça regional Mourão de Guerra-Peixe.

“ É mais uma forma da orquestra se integrar ao cotidiano das pessoas e à cultura sergipana, uma vez que participa das principais comemorações dessas cidades, em Pacatuba estaremos na festa dos 300 anos de canonização do padroeiro São Felix de Cantalício.”, completa o mtro. Daniel Nery.

Orquestra Sinfônica de Sergipe
Série "Orquestra na Estrada I"
Daniel NERY, regente
                Márcio RODRIGUES, violino
                Wolfgang Amadeus MOZART (1756-1791)
                Abertura da ópera Idomeneo, K.366


                César GUERRA-PEIXE (1914-1993)
                Mourão


               L. van BEETHOVEN (1770 - 1827)
            Romances para Violino e Orquestra
            N. 1, Op. 40, em sol maior
            N.  2, Op. 50, em fá maior

SERVIÇO:

O quê: Orquestra Sinfônica de Sergipe
Quando: 18 de maio de 2012, sexta-feira, 19h
Onde: Igreja Matriz de São Félix de Cantalício, Pacatuba-SE
Entrada Franca.