terça-feira, 28 de agosto de 2012

Maestro Guilherme Mannis rege a ORSSE na série Laranjeiras do Teatro Atheneu



A Orquestra Sinfônica de Sergipe sob a regência do maestro Guilherme Mannis e com a participação especial do violista Cleverson Cremer apresentará na próxima sexta-feira, dia 31 de agosto, às 20h30, no Teatro Atheneu, o concerto da série Lanranjeiras IV, ampliando seu público e dando oportunidade para que, cada vez mais pessoas tenham acesso à música de concerto. O Atheneu, por sua vez, é uma casa especial para a orquestra: além da acústica perfeita aos espectadores, a sala foi palco de apresentações memoráveis na história da cidade de Aracaju. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Teatro, a preços populares.

Mantida pela Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio do Banese e Instituto Banese, a Orsse é considerada uma das orquestras mais atuantes do Brasil, destacando em seus concertos os maiores nomes da música sinfônica nacional e internacional. "Temos as Séries Cajueiros e Mangabeiras no Teatro Tobias Barreto, a Série Sons da Catedral e, finalmente, a Laranjeiras, no conceituado e totalmente repaginado, Teatro Atheneu. É sempre muito bom tocar por lá”, como explica o maestro Mannis.

Sobre o programa:
Buscando sempre novos repertórios e paradigmas de interpretação, a ORSSE traz sempre momentos especiais para esta série realizada no Teatro Atheneu. As três obras para a quarta edição da série Laranjeiras destacarão as cordas, o maior e principal naipe das orquestras: de Johann Christian Bach, o belo e pouco executado Concerto para Viola e Orquestra, que terá como solista o violista Cleverson Cremer, chefe das violas da Orsse. Em seguida, a Suíte para Cordas do tcheco Leoš Janáček. Concluindo o concerto, a Sinfonia n. 100, de Joseph Haydn, chamada de “Militar”, cujo apelido deve-se  ao uso de uma abundante percussão alla turca, sobretudo no segundo movimento, ao estilo das marchas militares executadas em campanhas bélicas. A obra está composta de quatro movimentos, nos quais se destacam o uso das madeiras e da percussão sobre uma base de cordas.

Sobre o solista:
Chefe de naipe das violas da Orquestra Sinfônica de Sergipe, Cleverson Cremer Iniciou seus estudos musicais com doze anos de idade, na cidade de Curitiba/PR. Seu primeiro instrumento foi o violino, cujos estudos estenderam-se até 2007, sob orientação de Aramis Teixeira Mendes (destaque em Curitiba por seus trabalhos com arranjos para Orquestra de Câmara e Sinfônica). Realizou  master-class com Carmelo de Los Santos (Prof. da University of New México). De 1999 á 2001 participou da orquestra juvenil da UFPR. Ingressou no curso avançado em música na EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná), classificando-se em primeiro lugar no teste seletivo, neste período esteve sob orientação de Roberto Hubner (destacado professor da instituição), e no ano de 2008 substituiu violino pela viola. Participou do quarteto Concertin ni, como violista em 2007. No mesmo período, atuou no quarteto Music como violinista. Foi da Orquestra PUC-PR, também como violista. Realizou oficina de viola em Cascavel sob orientação de Marcio Ferreira Rodrigues, com quem mantêm aulas particulares desde o início de 2009.


Serviço:

Orquestra Sinfônica de Sergipe

“Laranjeiras III”

Teatro Atheneu

Sexta-feira feira, dia 31 de agosto de 2012, 20h30

R$20,00 inteira e R$10,00

Programa

Guilherme MANNIS, regente 
Cleverson CREMER, viola


Johann Christian BACH (1743-1814)
Concerto para viola e orquestra em dó menor Op. 34

Leoš JANÁČEK (1854-1928)
Suíte para cordas, JW 6/2

Joseph HAYDN (1732-1809)
Sinfonia nº100, em sol maior,”Militar Hb. 1/100


Contatos:
Teatro Atheneu/Bilheteria:  79 3179-1910
Orquestra Sinfônica de Sergipe:  79 3179-1480