terça-feira, 25 de setembro de 2012

ORSSE se apresenta com Coro Sinfônico na série “Sons da Catedral III”

Foto: Marcelinho Hora

Na próxima quinta-feira, dia 27 de setembro, às 19h, a Catedral Metropolitana de Aracaju receberá a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a regência do maestro titular, Guilherme Mannis. Nessa terceira edição da série "Sons da Catedral", o grupo apresentará juntamente com o Coro Sinfônico da Orsse a obra Nänie de Johannes Brahms. Completam o programa a Sinfonia “Haroldo na Itália” de Hector Berlioz, com solos de Márcio Rodrigues e duas Suítes Aquáticas de George F. Handel. A entrada é franca e o concerto é realizado em parceria com a Arquidiocese de Aracaju que gentilmente concede o espaço exuberante na sua arquitetura e apropriado no seu tamanho e acústica.

Com a realização da Secretaria de Estado da Cultura, sob a direção artística de Guilherme Mannis e o patrocínio do Banese e do Instituto Banese, a Orquestra Sinfônica de Sergipe diversifica sua atuação e aproxima-se do cotidiano do público sergipano quando leva a orquestra para apresentações em locais diversos, porém muito apropriados para execução acústica das peças escolhidas, a maioria delas executadas pela primeira vez no Estado de Sergipe, como a Sinfonia Haroldo na Itália de Berlioz. "Ampliamos o repertório da orquestra para que além de bons músicos, o nosso Estado possua bons ouvintes, um público conhecedor do universo sinfônico e orgulhoso da Orquestra Sinfônica que os representa”, ressalta Mannis.

Aldaci Souza/Infonet
A parceria é uma continuidade do apoio constante que o Governo do Estado de Sergipe, com o patrocínio do Banese, vem proporcionando à manutenção dos patrimônios históricos do Estado e à memória intangível da nossa cultura. Nesse concerto vamos celebrar a reforma da Catedral, uma idealização do Governador Marcelo Déda, que tem à frente o vice-governador Jackson Barreto e a Secretária de Estado da Cultura Eloísa Galdino.

Foto:Marcele Christinne
O Coro Sinfônico da ORSSE, por sua vez, desempenha papel fundamental na Temporada de Concertos, criado em 2005, é formado por naipes de 43 vozes, femininas e masculinas, sob a regência do pianista Daniel Freire e a competente preparação vocal do soprano Verônica Santos. Ainda para 2012, o Coro Sinfônico, se apresentará em dois momentos com a ORSSE: nos Choros N. 10 de Villa-Lobos e no magnífico Oratório de Natal de J. S. Bach.


Sobre o repertório
Nänie foi composta por Brahms em 1881. O texto, que é cantado pelo coro, é do grande poeta alemão Friedrich Schiller, sendo uma meditação acerca da morte de todas as coisas, particularmente as mais belas. Em suma, o poema discorre sobre a fragilidade da beleza diante da morte e a música foi composta em um momento de perdas irreparáveis com a morte de jovens amigos de Brahms, em um curto espaço de tempo.  Já Haroldo na Itália, é uma sinfonia em quatro movimentos para viola solista, será executada por Márcio Rodrigues, spalla da ORSSE. Nesta peça, a "idéia fixa" (motivo condutor), é exercida por este instrumento, e permeia todos os movimentos da obra, simbolizando o héroi em questão.


Ficha técnica
Orquestra Sinfônica de Sergipe
Série Sons da Catedral III
27 de setembro de 2012, 19h00
Catedral Metropolitana de Aracaju
Entrada Franca

Guilherme MANNIS, regente
Márcio RODRIGUES, viola

CORO SINFÔNICO DA ORSSE
Daniel FREIRE, regente
Verônica SANTOS, preparadora vocal

Johannes BRAHMS (1833-1897)
Nänie, Op. 82, para coro e orquestra

Hector BERLIOZ (1803-1869)
Sinfonia Haroldo na Itália, Op. 16


George Frideric HANDEL (1685-1759)
Suíte da Música Aquática  n. 1 em Fá, HWV 348
Suíte da Música Aquática n. 2 em Ré, HWV 349

Serviço
Catedral Metropolitana de Aracaju – Arquidiocese de Aracaju
Pç. Olímpio Campos - Centro, Aracaju - SE, 49010-040
Tel.: (79) 3214-3418D. José Palmeira Lessa – Arcebispo
D. Henrique Soares – Bispo Auxiliar
Pe. José Dácio dos Santos - Pároco