segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Paisagens sonoras do Brasil por Villa-Lobos são destaque da ORSSE e Coro Sinfônico

Sonoridades dos Pássaros e a Vida Noturna Carioca nos Choros N. 10

A Orquestra Sinfônica de Sergipe apresenta nesta semana dois importantes concertos. O primeiro, quarta feira, dia 10, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto, será um concerto de câmara com o duo Presgrave-Cesetti, do violoncelista Fábio Presgrave e do pianista Durval Cesetti, apresentando o “Rio de Janeiro na Belle Époque”, com obras dos brasileiros Henrique Oswald e Glauco Velazquez. 

Já na quinta-feira, dia 11, no mesmo local e horário, a orquestra e o Coro Sinfônico da ORSSE pela série Cajueiros VII, ainda traz uma das maiores obras compostas na Bélle Époque brasileira: os Choros n. 10, de Heitor Villa-Lobos. A Orsse tem a direção artística do maestro Guilherme Mannis e está sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura e patrocínio do Banese e do Instituto Banese. 

O concerto terá a regência de Marcelo de Jesus, maestro adjunto da Orquestra Amazonas Filarmônica. Amigo da Orsse, estará presente pela quarta vez a frente da orquestra; e também solos de violoncelo do professor da UFRN, Fábio Presgrave, importante referência desse instrumento no Brasil. Destaque especial à participação do Coro Sinfônico da Orsse, cantando os versos do poeta Catulo da Paixão Cearense nos Choros n.10. Completam o concerto obras de Gaetano Donizettii, Richard Strauss e do baiano Wellington Gomes.

A série Cajueiros tem por finalidade trazer obras de grande envergadura orquestral e muitas vezes inéditas no Estado. Neste concerto do dia 11, portanto, todas elas serão executadas pela primeira vez em Sergipe. Desta forma, executar os Choros n. 10 do Villa-Lobos, mostra ao público sergipano os paradigmas e a fértil imaginação deste compositor, que transformou a música da belle époque carioca em música universal e atemporal. Já o poema "Rasga o Coração", de Catulo da Paixão Cearense, retrata a alma brasileira em sua plenitude.

No dia 10 o concerto de câmara, terá entrada franca, já no dia 11 os ingressos estão disponíveis a preços populares, à venda na bilheteria do Teatro Tobias Barreto.

Serviço:

Orquestra Sinfônica de Sergipe

1. Música de Câmara com o duo Presgrave-Cesetti
Dia 10 de outubro de 2012, 20h30
Teatro Tobias Barreto
ENTRADA FRANCA

Fabio PRESGRAVE, cello
Durval CESETTI, piano

Glauco VELASQUEZ
Serenata
Segunda Fantasia para Violoncelo e Piano (1912)

Henrique OSWALD 
Elegia

Gabriel FAURÈ
Segunda Sonata para Violoncelo e Piano, op. 117
Allegro, Andante e AllegroVivo


2. Série Cajueiros VII 

Dia 11 de outubro de 2012, 20h30
Ingressos R$20,00 e R$10,00

Marcelo DE JESUS, regente
Fabio PRESGRAVE, violoncelo

Coro Sinfônico Da Orsse
Daniel FREIRE, regente
Verônica SANTOS, preparadora vocal

Gaetano DONIZETTI (1797-1848)
Abertura da ópera “Don Pasquale”

Wellington GOMES (1960)
Fantasia para violoncelo e orquestra

Richard STRAUSS (1864-1949)
Romanza para violoncelo e orquestra

Heitor VILLA-LOBOS (1887-1959)
Choros n. 10