sábado, 20 de outubro de 2012

ORSSE faz concerto com pianista sergipano Manoel Jr. e o maestro mexicano Jesús Medina



No dia 25 de outubro, quinta-feira, às 20h30, pela série Cajueiro VIII, a Orquestra Sinfônica de Sergipe, no TTB, fará uma homenagem a todos os servidores públicos sergipanos, num concerto de nível internacional com o regente convidado Jesus Medina e o talentoso pianista sergipano, Manoel Vieira Júnior.

Através da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio do Banese

e Instituto Banese, este concerto encerra um importante ciclo da Orsse neste ano, com a participação de diversos regentes convidados do Brasil e do mundo. A exemplo de outras orquestras, receber um regente convidado para apresentar-se junto aos músicos e solistas da Orsse é expor outros pontos de vista musicais não só para a orquestra, como também para o público.

Em 2012, importantes regentes estiveram à frente da Orsse, como Isaac Karabtchevsky, Piotr Borkowski, Nurhan Arman, Helder Trefzger, Marcelo de Jesus, Jamil Maluff e Francesco Lavecchia. Isso é representa um triunfo para a música clássica do nosso estado, a medida que esses regentes deixam-se convidar, prestigiam o trabalho realizado em Sergipe e deixam uma importante contribuição artística para a Temporada de concertos, pois cada maestro executa a música com a técnica que desenvolvida em suas carreiras e nenhuma é igual a outra.

Sob a regência do mexicano Jesús Medina, o concerto trará importantes obras sinfônicas, para conhecer a cultura daquele país, a obra Sinfonietta do mexicano Pablo Moncayo, repleta de ritmos e melodias folclóricas do país. Em seguida, solando pela quarta vez com a Orsse, Manoel Vieira Junior interpreta o vibrante concerto para piano de Sergei Prokofiev e, por fim, a noite encerra com a visceral Sinfonia n. 6 em Si menor, a "Patética", de Tchaikovsky, considerada um testemunho dos seus sentimentos mais profundos.

Os ingressos estão a venda na bilheteria do Teatro Tobias Bareeto. Servidor público pode adquirir sua cortesia através do 3179-1480.


SERVIÇO

Série Cajueiros VIII
25 de outubro de 2012
Teatro Tobias Barreto, 20h30
Ingressos R$20 e R$10

Jesus MEDINA, regente convidado
Manoel VIEIRA Jr., piano

Jose Pablo MONCAYO (1912-1958)
Sinfonietta

Serge PROKOFIEV (1891-1953)
Concerto para piano e orquestra nº1, op.10, em ré bemol maior

Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893)
Sinfonia No. 6 in Si menor, Op. 74, Patética.
I. Adagio – Allegro non troppo
II. Allegro con grazia
III. Allegro molto vivace
IV. Finale: Adagio lamento

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Brass Ensemble da ORSSE se apresenta na série Terças Musicais

Quinteto de Metais, 2010/Fabiana Costa/Secult

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), com patrocínio do Instituto Banese e do Banese, continua a potencializar a música de concerto em Sergipe. Nesta terça-feira, 16 de outubro, o grupo de metais da ORSSE realizarão o último concerto da série Terças Musicais, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, às 20h, na sala Antônio Carlos Plech, com entrada franca.

Esta série tem feito com que os músicos se aprimorem na formação camerística com um trabalho que normalmente não fazem na orquestra. Nessa formação musical os músicos testam seu desempenho individual como solistas, e findam por desenvolver os temas e a musicalidade completa para a execução das obras.

Através desse projeto, os músicos se aprimoram e a plateia tem mais contato com a execução das obras, o que em um teatro seria mais amplo, em uma sala de câmara a aproximação facilita o entendimento entre ouvintes e executantes. 

De acordo com o maestro, Daniel Nery, a música de câmara faz com que os poucos músicos comunguem em torno de uma única obra. “A câmara, ou recinto pequeno, diferentemente dos grandes teatros, é o lugar ideal para a realização destes concertos, uma vez que possui caráter intimista ideal a provocar maior atenção dos espectadores, prontos a ater-se aos mínimos detalhes”, disse.

Neste ano a série contemplou todos os naipes da orquestra em diferentes concertos: sopros, cordas e percussão apresentando todos os períodos musicais, desde a renascença ao século XXI, incluindo a Música Popular Brasileira e o Jazz. Para este encerramento de temporada, se apresentarão os quartetos de trompas e trombones e o quinteto de metais, formado por dois trompetes, uma trompa, um trombone e uma tuba, que é uma formação tradicional oriunda da concepção de câmara de uma orquestra sinfônica. O surgimento dessa formação dos metais no séc. XX, só foi possível após a invenção das “chaves” ou “pistons” no séc. XIX.




Serviço

Orquestra Sinfônica de Sergipe

"Terças Musicais"

Biblioteca Pública Epifânio Dória

Terça-feira, 16 de outubro de 2012,20h

Entrada Franca.

Guilherme MANNIS, direção artística

Daniel NERY, coordenação

Quarteto de Trompas

Emerson Melo
Denisson Alves
Luis Carlos Assunção
José Oliveira

Richard WAGNER 
Pilgerchor aus " Tannhäuser" 
Brautchor aus " Lohengrin".

Carl Maria V. WEBER 
Jägerchor aus "Der Freischütz". 


Quinteto de Metais

José de Arimatéia, trompete

José Marcos Santos, trompete 
Èder Filipe, trombone;
Bruno Menezes, trombone Baixo

Emerson Melo, trompa

Jose PADILLA, ( arr. by Andy Clark ) 

El Relicario

Geoge BIZET, (arr. by Fred Mills ) 
Suite Carmen (Overture) 

George F. HANDEL (arr. Walter Barnes) 
Hallelujah Chorus from Messiah

Fats WALLER (arr. by Lee Norris)
Ain't Misbeshavin'