terça-feira, 2 de abril de 2013

Quartenaglia, quarteto de violões se apresenta com a ORSSE




Na próxima quinta-feira, 4 de abril, às 20h30, o Teatro Tobias Barreto, receberá mais uma vez a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE). Sob a batuta do seu diretor artístico, maestro Guilherme Mannis, o grupo realizará um concerto especial com a presença do grupo de violões Quaternaglia, que fará uma apresentação inédita com a Sinfônica de Sergipe.

A apresentação marca o início da temporada com músicos convidados e a peça que será executada é a “Gismontiana”, homenagem do compositor cubano Leo Brouwer ao seu colega brasileiro Egberto Gismonti. O programa, inteiramente dedicado a música latino-americana, contará ainda com a obra Huapango, do compositor mexicano José Pablo Moncayo; e as Bachianas Brasileiras nº2, de Heitor Villa-Lobos.


Segundo o maestro Guilherme Mannis, expressar o Brasil e a música latino-americana pela ORSSE é sempre algo muito especial. “É uma música que fala diretamente ao coração das pessoas, e que evoca nossas alegrias e tristezas, e os nossos sentimentos mais profundos”, afirma o regente. 

Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Tobias Barreto a preços populares. A Temporada 2013 da Orquestra Sinfônica de Sergipe é uma realização do Ministério da Cultura, do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Sobre o concerto

O grupo Quaternaglia, é uma das mais completas e refinadas expressões violonística brasileira na atualidade. Quatro grandes músicos (Chrystian Dozza, Fábio Ramazzina, Sidney Molina Jr. e Thiago Abdalla), de grande técnica e sensibilidade, têm representado o Brasil em concertos no mundo inteiro e ajudado a ampliação do repertório para esta formação.A peça de concerto que realizarão com a ORSSE trata-se de uma homenagem ímpar a Egberto Gismonti, um dos mais importantes músicos brasileiros. Multifacetado, um excelente compositor e experimentador, Egberto soube como poucos incorporar aspectos da música popular em refinadas obras, de forma enérgica e elegante.Um de seus grandes admiradores e excelente músico e violonista, o cubano Leo Brouwer, compilou diversos de seus sucessos como “Frevo”, “Água e Vinho”, “Baião Malandro”, “A fala da paixão” e “Loro”, em uma grande homenagem musical chamada “Gismontiana”. Em orquestração inovadora, a composição alia a presença do quarteto violonístico à riqueza de timbres da Orquestra de Cordas, trazendo para o público um resultado musical instigante e delicado.

Como finalização do programa, a apresentação inédita em Sergipe das Bachianas Brasileiras nº2, de Heitor Villa-Lobos também será um dos destaques dessa noite convidativa para a cultura sergipana. O ciclo de Bachianas, além de ser uma homenagem de Villa ao compositor Johann Sebastian Bach, teve a deliberada intenção de invocar a brasilidade das composições através da absorção de aspectos contundentes da música popular.
Os títulos dos movimentos das obras sempre possuem uma denominação européia e outra brasileira: o ‘Prelúdio’ é também o ‘Canto do Capadócio’, a ‘Aria’ é o ‘Canto da nossa terra’, a ‘Dansa’ é a ‘Lembrança do Sertão’ e, finalmente, a ‘Toccata’ é o famoso “Trenzinho do Caipira”.



PROGRAMA
Orquestra Sinfônica de Sergipe – Série Mangabeiras I
Teatro Tobias Barreto
Quinta-feira, 4 de abril, 20h30

Festival Latino-Americano – Brasil Sinfônico

GUILHERME MANNIS, regente
QUATERNAGLIA, quarteto de violões

José Pablo MONCAYO
Huapango
Leo BROUWER
Gismontiana
Heitor VILLA-LOBOS
Bachianas Brasileiras nº2

Ingressos: R$20,00 (inteira), R$10,00 (meia).

ATENÇÃO>>>>Cortesias: amigosdaorsse@gmail.com